Investir com segurança: os riscos que você pode (e deve) controlar


Para investir com segurança em um ativo, estamos, ao final, analisando quais as melhores relações entre retornos e riscos para o nosso dinheiro.

O equilíbrio entre a rentabilidade e a segurança é fundamental na atração de bons papéis para compor adequadamente nossa carteira de investimentos.

Infelizmente, não é possível dominar todos os fatores que nos levam ao sucesso ou ao fracasso nas operações financeiras. Mas há alguns que são passíveis de controle e poderão ser determinantes para o sucesso de nosso portfólio a longo prazo.


Caros leitores, recordem-se de sua última operação no mercado financeiro. Não há a necessidade de ser algo complexo: pode ser um simples depósito na caderneta de poupança. Sabiam que mesmo ela carrega algum risco? E não considero somente riscos excepcionais, como o confisco realizado pelo então presidente Collor em 1990. Em 2012 o governo modificou a forma de rendimento da poupança, lembram? O que significa que hoje ela rende ainda menos do que a média da década anterior.

Investir com segurança e controlando riscos financeiros: quais você pode e não pode gerenciar

Em qualquer ativo que adquirimos, carregamos junto a ele um risco externo. Um imóvel na planta, por exemplo, carrega um risco de não ser finalizado pela construtora. Um imóvel pronto pode ser desvalorizado pela vizinhança ou sofrer danos de acidentes. Nem mesmo em ativos imobilizados estamos livres de riscos. Veremos abaixo o que precisamos atentar para investir com segurança no mercado financeiro.

Justamente por entender os imóveis dessa forma, não recomendo a compra de uma casa e apartamento, nem mesmo para morar. Os riscos vão muito além do financeiro: englobam também sua liberdade. Um pouco mais sobre esse pensamento em: “Alugar ou comprar um imóvel: minha experiência, opinião e bobagens diversas“.

Os riscos externos dos ativos financeiros e de nossa carteira de investimentos

A percepção do risco é maior, entretanto, em papéis do mercado financeiro. Sejam papéis de renda fixa, como títulos públicos do Tesouro Direto ou títulos privados como CDBs, LCI e debêntures. Todos eles carregam o risco de solvência do emissor, seja o governo, bancos ou empresas.

As saúdes financeira, produtiva e comercial das empresas com ações negociadas pelo mercado são determinantes para o risco que os investidores carregam. Porém, muitas vezes a empresa não é responsável por todo o risco. Muitas podem estar sujeitas a cotações internacionais de commodities, regulações e intervenções estatais ou ainda, má gestão de um setor específico (nunca me esqueço das perdas cambiais da Sadia e Aracruz…).

Para ativos mais arriscados, como opções de ações, moedas estrangeiras ou eletrônicas, é óbvia a existência própria de enormes riscos externos. Mas o apetite dos investidores por bolhas que transpassam séculos, desde as tulipas e ações de navegação até as recentes “.com” e (por que não?) moedas digitais, mostra que nem sempre a lógica prevalece. Se tem interesse nesse assunto, recomendo a leitura do livro de Edward Chancellor, “Salve-se quem puder“. É uma história fascinante das bolhas financeiras ao longo do tempo.

Remessa Online - cupom de 15% de desconto
Acesse por esse link rastreável: agora é tudo automático na sua tela.

Enfim, toda classe de investimentos que negociamos no mercado financeiro está sujeita a riscos externos, que estão fora de nosso controle. Acredito que os leitores já ouviram, sob atribuições de diversos autores (sendo o mais famoso São Francisco de Assis), o seguinte pensamento:

“Devemos ter a serenidade para aceitar o que não pode ser mudado, a coragem para mudar o que pode ser mudado e a sabedoria para distinguir uma coisa da outra”.

Sendo assim, aceitemos que nossa carteira de investimento é influenciada por fatores externos que não podem ser alterados, ao menos por nossa própria diligência. Estaremos, de uma forma ou outra, reféns do mercado. Que tal, então, concentrarmos esforços naquilo, em que, como protagonistas, podemos alterar e investir com segurança? Nosso portfólio agradece!

Quais os riscos controláveis para investir com segurança?

Considerando que um imenso segmento da população não possui as noções básicas para tornar-se bons investidores (sem ofensas e preconceitos, mas é uma simples constatação da realidade), o controle dos riscos internos de nosso portfólio será uma enorme vantagem no sucesso comparativo entre outros investidores que o ignoram. Ele impedirá que tomemos decisões erradas e precipitadas no gerenciamento de nossos investimentos.

Cabe aqui uma observação do conceito de risco que estou usando no texto. Não estou me referindo apenas a riscos extremos ou aquela falsa associação de risco e volatilidade. Afinal, já escrevi que volatilidade não é risco. Dou atenção aos pequenos riscos que o investidor de expõe sem perceber e que trarão prejuízos na rentabilidade de sua carteira de investimentos. Aqui, a situação de remunerar mal seu patrimônio, abaixo até da inflação, é considerado essencial para diminuir seus riscos e investir com segurança.

Alguns riscos controláveis, como os dois primeiros da lista, são de ordem prática e matemática. Outros envolvem condições psicológicas, penetrando na ciência da psicologia comportamental. Todos eles, entretanto, podem ser prevenidos através de nossa própria atitude, diferentemente dos riscos externos. O objetivo desse texto é listá-los com breves comentários e quem sabe no futuro, aprofundar um pouco mais sobre alguns deles. Vamos então à lista.

1) Risco de custos de taxas e corretagens

Se os investidores não levarem a sério os custos de transações de seus ativos, possuirão baixa probabilidade de auferirem ganhos superiores à média da população. Manter custos baixos é algo essencial para investir com segurança. No caso de corretagens na renda variável, isso é exponencialmente verdadeiro quanto maior o número de suas operações. No caso das taxas ocultas da renda fixa, o custo torna-se absurdo quanto maior o prazo de seu investimento.

A tarifa isolada de corretagens pode parecer algo não tão fundamental na escolha da corretora de valores. A gravidade desse pensamento passa pela falta, na maioria das pessoas, do conceito do valor do dinheiro no tempo. Se somássemos o valor de corretagens que podemos economizar no ano e, a juros compostos, levarmos essa grandeza para o futuro, perceberíamos o quanto estamos deixando esvair de nossos próprios bolsos.

Enganam-se os investidores de renda fixa ao pensarem que estão livres desse risco. As tarifas nessa modalidade são frequentemente ocultas, seja na taxa de administração que seu banco cobra no fundo de investimentos ou em títulos do Tesouro Direto, seja no spread que a corretora lhe cobra vendendo títulos de outros bancos. A longo prazo, esse dinheiro disponibilizado, sem consciência, para esses agentes, poderia tornar-se um montante indispensável para sua independência financeira.

A dificuldade de utilizar um pouco do nosso tempo presente para avaliar tais situações futuras provém, em boa parte, de uma “miopia temporal”, conceito criado por Eduardo Gianetti em seu ótimo “O Valor do Amanhã“. Ou seja, as pessoas dão um valor imenso ao que está mais próximo de nós no tempo (no caso, sua disponibilidade para outras tarefas mais mediatas) em detrimento daquilo que se encontra mais afastado (ganhos futuros). Seja por escolhas ou ignorância, o futuro acaba sempre sendo subestimado.

2) Risco de impostos

As consequências de ignorar tais riscos são os mesmos descritos anteriormente. Anularemos o poder dos juros compostos no crescimento de nosso patrimônio. Apesar de nosso alcance em modificar essa situação seja mais limitado do que as taxas, é possível planejar nossos investimentos de uma forma que minimizemos esses roubos governamentais.

Investidores em renda fixa devem estar atentos na tabela regressiva de imposto de renda. Você só alcança a cobrança mínima de 15% somente após dois anos do montante aplicado. Além disso, manter o dinheiro em fundos de investimentos envolve pagar o imposto a cada seis meses, e não somente no resgate, diminuindo o montante cujos juros compostos incidem.

Investir com segurança para sua rentabilidade envolve planejamento financeiro e escolha corretas de ativos que são, assim, indispensáveis para a decisão. Quem falha em planejar, está planejando falhar na maximização de seus rendimentos.

Investidores em renda variável devem observar a isenção fiscal para o lucro nas vendas de ações até o limite de R$ 20mil. Novamente, envolve planejamento e análise de suas operações. Caso esteja pensando em desfazer-se de uma ação no lucro, seria interessante usar esse limite para vender alguns lotes.

Amazon Prime: teste gratuitamente e assine!
Pensando em assinar o Amazon Prime? Veja aqui se vale a pena!

Caso haja necessidade de vender acima do limite de R$ 20mil, talvez seja interessante realizar a venda de outra ação com prejuízo no último dia do mês de forma a zerar o lucro líquido e fugir do imposto de renda. A ação pode ser recomprada no dia seguinte.

São estratégias simples, mas que poucas pessoas as colocam em prática. Exemplifiquei essa estratégia no post atualizado semestralmente dos rebalanceamentos feitos na minha carteira de investimentos.

3) Risco da influência da massa e comportamento

Esse é um dos riscos mais estudados pelas Finanças Comportamentais. O risco de não se separar da manada, de agir como a maioria está agindo. O primeiro contato que tive com o conceito de “manada” veio através do conceito da corrida de ratos, do clássico “Pai Rico, Pai Pobre“.

Ou seja, se continuarmos a fazer o que a maioria das pessoas faz (receber salários, pagar juros e não investir com segurança), vamos colher a mesma coisa: a dependência de uma aposentadoria governamental. Perceba o tamanho desse risco no futuro! Vocês acham que terão a aposentadoria que esperam?

No campo dos investimentos, caminhamos junto à massa quando seguimos seu comportamento com vieses que violam a racionalidade. Um desses vieses, descrito, entre outros autores, pelo prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman, é o viés de aversão à perda. Veja uma lista deles e como eles afetam as finanças comportamentais.

Uma vez no mercado, os investidores, em geral, se distanciam do risco quando procuram manter seus ganhos, mas para evitar perdas, eles correm mais riscos. Isso não é investir com segurança. Quando nos influenciamos pela manada, cheia de vieses, a probabilidade maior é de que percamos dinheiro.

Kahneman escreveu o livro “Rápido e Devagar” onde explica muitos outros vieses comportamentais, e sua atenção às finanças o torna interessante para percebermos como podemos evitar esses comportamentos irracionais.

O livro sugerido anteriormente, de Chancellor, também mostra profundamente como esses movimentos irracionais da massa podem produzir resultados catastróficos na carteira de investimentos de muitas pessoas. 

4) Risco das expectativas: realidade, não fantasia

Quando você compra um título para investimento, você precisa alinhar duas condições: a confiança de que fez uma operação correta e a atitude que tomará se algo sair errado. Vamos considerar a compra do ativo que mais carrega expectativas de valorização para muitas pessoas: ações de empresas.

Para sermos realistas na expectativa de ganhos em tal investimento, precisamos inicialmente avaliar o histórico do investidor nesse mercado. O quanto ele já estudou sobre o assunto para investir com segurança? Será que sua análise (se é que ela existe) está correta?

Precisamos ser despretensiosos em acreditar que sempre estaremos do lado certo da operação: lembre-se que sempre quando você opera uma ação, há alguém operando no sentido inverso (perceba como esse fato torna risível aqueles tipos de notícias de que “investidores aproveitaram a sexta-feira para realizar os lucros da semana”).

Analise por quanto tempo ele opera nesse mercado. Qual foi seu histórico de ganhos? Não seria muita arrogância alguém que, além de não ter estudado muito o negócio, não possuir um histórico de sucesso e julgar que pode construí-lo em pouco tempo? Isso não se assemelha a adolescentes no YouTube querendo dar conselhos de como viver bem a vida? Novamente, estar com os pés no chão nesses momentos pode fazer toda a diferença.

Indague-se ainda qual a melhor estratégia de saída da operação. Quais são as variáveis que deverão ser analisadas? Qual é o limite de perda, considerando custos de corretagens e impostos? Quais bons indicadores que a empresa precisa manter para que haja satisfação e desejo em continuar como sócio da empresa?

Pense também qual sua tolerância ao risco para suportar uma situação de perdas? Existem investimentos em outros ativos que lhe socorrerão no caso de as coisas não ocorrerem como esperava? Como diria Janson Zweig, comentarista da última edição do livro “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham, o risco não está exatamente nos ativos, mas em você mesmo. Ele é composto igualmente dos mesmos ingredientes: probabilidades e consequências.

Ou seja, antes de assumir um investimento, avalie de forma realista as probabilidades de estar certo, e sempre tenha a noção de como reagir se algo der errado. Isso fará com que você mantenha o foco na realidade e não seja levado pelas fantasias que os animadores do mercado pregam pela internet.

5) Controle a sua margem de segurança através da diversificação

Janson Zweig utilizou as ideias acima a partir da análise do conceito de Peter L. Bernstein, autor de um livro “Desafio aos deuses: a fascinante história do risco“. Ele já dizia que, quando tomamos decisões em condições de incerteza, as consequências devem dominar as probabilidades. Até mesmo as melhores análises poderão estar, eventualmente, erradas, e não devemos confiar cegamente na probabilidade de acertarmos, mas também em nos proteger das consequências de estarmos errados.

A melhor maneira de investir com segurança, defender-se e evitar consequências catastróficas é realizar uma diversificação em sua carteira de investimentos, através do método de Alocação de Ativos. Nele, atribuímos um percentual de diferentes classes de ativos conforme os objetivos, a percepção de risco e as expectativas de rentabilidade.

O sucesso desse mecanismo provém da tentativa de deixar a emoção de lado nas operações de investimentos. Uma vez construído e seguido com zelo, utilizamos a razão para decidir o destino de novos aportes ou de montantes sobre ou subvalorizados. A diversificação inteligente e a realocação periódica são as bases da estratégia de alocação de ativos, que uso para compor meu portfólio.

Investir com segurança é atingir a maturidade financeira

Investir bem seu capital não é um bicho de sete cabeças, embora as cabeças possam multiplicar-se proporcionalmente com a ausência de um ou mais fatores de controle de riscos listados anteriormente. O investidor, para ter sucesso a longo prazo, precisa atingir rapidamente a maturidade financeira colocando sempre a razão à frente da emoção em suas decisões de alocação.

Eu entendo que entre todos os riscos comentados, o mais difícil de ser colocado em prática é o de número 3, seguido do número 4. Justamente porque a emoção pode falar mais alto nas decisões.

Mesmo para pessoas tarimbadas, não é difícil se deixar levar em algum momento, em determinado grau, pela influência de outras pessoas. Assim como pode ser penoso aceitarmos que, mesmo com estudos e técnicas, podemos não ser capacitados e tomar uma decisão considerada correta de forma plena.

No final das contas, serão nossas reações ao ambiente que determinará nosso sucesso como investidores. E isso depende de autoconhecimento para avaliarmos nossa habilidade para entrar em uma operação, protagonismo para sair dela quando necessário e responsabilidade para aceitar nossos erros e procurar fazer melhor da próxima vez.

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

5 2 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Investidor Inglês
3 anos atrás

É André, fui “traído” recentemente pelos itens 3 e 4 hehe Montei uma operação com opções da Cogna, que no momento tinha muita expectativa.

Acabei me deixando ser influenciado e como resultado uma posição em aberto para eu trabalhar.

O lado bom é que ela está testando meus conhecimentos em opções. Além de eu sempre ponderar o quanto coloco em risco.

O ruim é que ainda caio no canto da sereia rs

Abraço!

Investidor Internacional
3 anos atrás

Olá VL,

Risco é o que mais tem no mercado.

O importante é diversificar em ativos de classes diferentes e não correlacionadas ou com correlação inversa.

Ajuda a reduzir a volatilidade e diminuir o drawdown.

Abçs!

Danilo
3 anos atrás

Ótimo post André.
Muito obrigado, foi mais um grande ensinamento pra mim.

Abraço!

Guilherme
4 anos atrás

Excelente artigo, André!

Esse artigo veio num momento muito apropriado, afinal de contas, ontem a Bolsa teve a maior queda diária desde o fatídico Joesley’s Day, e episódios como os de ontem revelam a importância do controle do risco para não ser tomado pelo pânico.

Abraços!!!

Guilherme
Reply to  André
4 anos atrás

Pois é, André, comprei nessa sexta-feita também! O mercado surtou de vez! …..rsrsrs

Acumulador Compulsivo
4 anos atrás

Parabéns pelo ótimo texto, André. Hoje me arrependo de não ter atingido a maturidade financeira antes. Vejo em meus amigos mais próximos o quanto isso é difícil. Volta e meia recebo uma ligação assim: “Stark, estou precisando levantar uns 600 a 1000 reais em dois meses com investimentos de alto risco. O que você me aconselha pra levantar este dinheiro rápido?”. As pessoas não entendem que não existe almoço grátis. Todo prêmio do mercado está ligado à um risco (ou à vários, como você mencionou muito bem no post acima). Blogs como o seu, fazem um ótimo serviço à sociedade,… Leia mais »

Acumulador Compulsivo
Reply to  André
4 anos atrás

Minha batalha de cada dia é para abreviar isso ao máximo, hehe.
Vamos ver.. Acho que eu consigo.
O gostoso disso tudo é que a jornada deve ser plena.
Não odeio meu trabalho (como percebi que você também não odiava o seu, pelo que vi no podcast), então vou vivendo com o cinto meio folgado, meio justo.
Um abraço!
Stark.

13
0
Por que não deixar seu comentário?x