Faça o download do Microsoft Money e pare de usar seu app de finanças!


Veja como fazer o download do Microsoft Money 99 em português e instalá-lo no Windows 10 ou no Linux para controlar seu orçamento, fluxo de caixa e carteira de investimentos.
Comento ainda sobre apps mais modernos e analiso suas vantagens e desvantagens, comparativamente ao Money e as planilhas eletrônicas.


Microsoft Money, Apps de Controle Financeiro ou planilhas eletrônicas? Qual é o melhor?

O Microsoft Money 99

Por que ainda uso o gerenciador financeiro MS Money, apesar do fim do suporte da Microsoft?

Quando penso no ano de 1997, não parece que já se passaram mais de duas décadas. Mas já vem dessa época minha experiência com o gerenciador financeiro Microsoft Money 97, cujo CD eu recebi junto com o pacote do BB Personal Banking. 

Microsoft Money e BB Personal Banking - CDs
Ms Money 97 lá no Sudeste Asiático e BB Personal Banking na Austrália!

O programa conquistou-me por permitir facilmente o controle de meus gastos mensais. Mesmo sem dinheiro para investimentos, iniciei o histórico de meu controle financeiro – com receitas, despesas e saldos em contas e ativos, que me acompanhou durante toda minha jornada à independência financeira.

O Microsoft Money 97, com o upgrade posterior do Microsoft Money 99, facilitou muito a anotação dos fatos contábeis, convertendo os dados em inúmeros gráficos e estatísticas, customizáveis por categorias de contas e períodos escolhidos. Permitia-se assim, excelentes análises, semelhante aos aplicativos de planejamento financeiro que hoje se multiplicam pela internet.

Ainda estou com o aplicativo lançado em 1999, pois as atualizações posteriores da Microsoft nunca permitiram importar os dados do MS Money anterior. Nunca perdoei a companhia por isso (talvez seja por isso que não nutro muita simpatia pela empresa e sempre que posso, procuro alternativas). Um programador uma vez comentou-me que o formato do banco de dados mudou e as novas versões, em inglês, não suportavam o padrão anterior. O Microsoft Money 99 foi também, a última versão em português do software.

Como fazer o download e instalar o MS Money 99 em português gratuitamente

Caso você não tenha interesse em conhecer esse aplicativo de controle financeiro, avance a leitura para o próximo subtítulo. Caso contrário, siga os passos abaixo. Para baixar e instalar grátis o MS Money 99 em português em máquinas com a última versão do Windows ou Linux, a operação não é tão trivial. Siga os passos abaixo:

Microsoft Money instalado!

 
Passos para baixar e instalar o Microsoft Money 99

  1. Baixe o arquivo do MS Money

    Diretório de arquivos do Microsoft Money

    Faça o download da pasta “MS Money99” nesse link do Google Drive. Irá ser baixado um arquivo compactado em sua pasta que recebe os downloads. Recentemente, o Google alterou algumas especificações de segurança dos arquivos compartilhados, e algumas pessoas não estão conseguindo abrir a pasta. Fiz também uma cópia para o OneDrive, caso tenha problemas.

  2. Extraia o arquivo para a pasta raiz

    Extração dos arquivos do Microsoft Money

    Extraia essa pasta para o diretório raiz do seu computador (C:).

  3. Copie os arquivos corretamente

    Transferir arquivos do Microsoft Money

    Copie TODOS os arquivos da pasta C:\MS Money 99\Money99\Setup para a pasta C:\MS Money 99\Money99. Não recorte: copie. A pasta original deve manter os arquivos.

  4. Abra o painel do administrador

    Prompt de comando

    Execute o prompt de comando como Administrador.

  5. Acione os comandos via DOS para instalar o MS Money

    Instalar Microsoft Money

    Matando a saudade do MS-DOS, digite na tela os códigos abaixo, sempre apertando “enter” ao final de cada linha abaixo:
    CD..
    CD..
    CD MS Money 99
    CD Money99
    Acmsetup.exe /T Money99.stf

Feito isso, o setup do programa deve ser executado. Após colocar seu nome e o da organização, ele vai demorar bastante para prosseguir com a instalação propriamente dita (depois que instalei um SSD no meu computador foi muito mais rápido…). Mas tenha paciência que dará certo. Posteriormente, os próximos passos podem ser realizados apenas seguindo as informações das telas do programa instalador.

Microsoft Money para Linux

Em novembro de 2020, um leitor deixou um recado nos comentários abaixo dizendo que conseguiu rodar o Microsoft Money 99 no ambiente Linux. Nunca achei que fosse possível. Gentilmente, ele escreveu um tutorial para possibilitar a instalação que copio abaixo.

Lembro que eu não uso Linux, e não testei a sugestão. Quaisquer problemas que surjam no processo são de responsabilidade única do usuário, combinado?

Fica aqui o agradecimento ao Agnus por esse compartilhamento.

Para quem quer uma alternativa de sistema operacional, no caso o GNU/Linux, o tutorial funciona. Basicamente é instalar o Wine para ele interpretar os comandos do programa. Importar os dados e exportar funciona normalmente. Fiz o teste em um derivado do Debian mas deve funcionar em outras distribuições. Segue:

Digitar os seguintes comandos no Terminal do Linux:

sudo dpkg –add-architecture i386
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine32 winetricks cabextract
WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.wine winecfg

No Terminal:

winetricks ie8

Obrigatório, pois se não instalar o ie8 fica uma janela aleatória por cima do programa.

Extraia o pacote do programa da sua pasta de downloads.

Volte no Terminal, e digite para ir até a pasta de downloads:

cd ~/Dowloads/Money99/setup

Iniciar o instalador pelo Terminal, quase como no Windows:

wine acmsetup.exe /t money99.stf

Avançar, clicar ignorar nas mensagens.

Volte ao Terminal e digite para copiar as dll que faltam:

cd ..

cabextract MONEY99.1

cp mnyob99.dll mnyutil.dll mnyadv.dll mnycore.dll mscofd.dll mspfctl0.dll olshared.dll pfcplan.dll ~/.wine/dosdevices/c:/Program\ Files/Microsoft\ Money/

Iniciar o aplicativo.

O Microsoft Money 99 versus os apps modernos de gerenciamento financeiro

Por que manter o MS Money para o controle dos gastos?

O estabelecimento de um histórico financeiro para quem persegue a independência financeira, tema desse blog, é fundamental. Não só para planejar novas metas, calibrar velhos objetivos, evitar erros cometidos ou preservar boas escolhas que fizemos. E, antes de tudo, a coleta de suas informações financeiras durante o decorrer de sua vida demonstra onde você estava e o que você alcançou no período. Os dados ao longo do tempo de um histórico exprimem o seu sucesso financeiro. E, justamente por isso, ele é um grande motivador para que continuemos a jornada aos nossos objetivos.

No MS Money 99, meu histórico financeiro conta uma história de quase 23 anos. Receitas de salários, juros, dividendos, aluguéis e lucros, mês e mês. Idem para todas as categorias de despesas. Possuo o montante em reais que fechou o portfólio em cada um dos quase 280 meses. Todas essas estatísticas, embora não estejam ligadas diretamente às coisas mais importantes da vida, evidenciam metas cumpridas, e por si só, são vitórias que devem ser comemoradas.

O gráfico abaixo mostra o histórico de meus lucros e prejuízos mensais. Não é também uma história do mercado de capitais no Brasil? Tais números, assim como a sua evolução patrimonial ou as categorias de despesas, acabam contando parte de sua própria história. Se eu consultar, por exemplo, os gastos da categoria “moradia”, verei valores zerados entre 2002 e 2003 e entre 2012 e 2013, que foram vários meses que fiquei fora do país. A sensação é quase a mesma de ver um álbum de fotos, mas ao invés de contemplar as imagens, apreciamos números. Manias de engenheiro, talvez?…

Lucros e prejuízos históricos - controle financeiro do Microsoft Money 99 em Windows ou Linux.jpg
Um histórico das bonanças e desastres dos últimos anos no mercado financeiro brasileiro

Justamente por não conhecer um meio de exportar todos esses dados de maneira adequada para um gerenciador financeiro mais moderno, escolhi fazer o download e permaneço com o Microsoft Money 99. É impossível a transferência desses dados para versões mais atuais, como o Microsoft Money Plus. Já tentei também aplicativos mais novos, como o Quicken e o Gnucash, na plataforma Linux. Mas aos poucos fui percebendo que esse desejo é apenas uma massagem ao ego para não estar “desatualizado”. No fundo, esse meu amigo de mais de 20 anos preenche todas minhas necessidades.

É verdade que sinto falta de algumas personalizações, também ausentes em aplicativos mais modernos de controle financeiro. Na sequência, sigo com minhas considerações com os apps da atualidade, que controlam suas receitas, despesas e investimentos. E explico por que acredito que devemos usá-los com moderação.

Meus pitacos sobre os aplicativos de controle financeiros atuais

O leitor deve ter consciência de que a educação financeira ainda é rara nesse país. Muitos veem o dinheiro como algo do mal, infelizmente porque o percebem como um fim em si mesmo, e não como um meio para realizar seus desejos. A independência financeira é vista pela maioria como algo impossível de ser alcançado, exceto em situações extremas como, por exemplo, um grande prêmio na loteria (que recebido por alguém sem educação financeira, não resiste muito tempo).

Se fosse possível dar apenas 12 passos até sua independência financeira, quais seriam eles?

Nesse contexto, o usuário de apps que gerencia suas finanças já está muito à frente da maioria. A iniciativa de utilizar um controle de receitas, despesas e investimentos, seja via aplicativo ou não, é um passo necessário, porém não suficiente, para a futura liberdade financeira. Assim, ao mesmo tempo que estimulo o seu uso, coloco a seguir alguns pontos a serem ponderados.

1. O seu aplicativo de gerenciamento financeiro permite exportar seu histórico?

Nem tudo é perene nesse mundo. Principalmente no mundo dos softwares. Se você tem mais de 30 anos, com certeza se lembrará de vários programas que usou e não existem mais. Qual a garantia de que o aplicativo que está hoje no seu celular será sempre atualizado para as novas versões dos sistemas operacionais? Ou ainda, será que ele existirá no ano que vem?

Em função desse possível contratempo, seu aplicativo deve obrigatoriamente permitir que você exporte, no formato de um arquivo reconhecido por outros programas, todo o seu histórico financeiro. Assim, você terá sempre os seus dados protegidos de eventuais descontinuações da empresa que fabrica o app. Perder todo o trabalho passado seria algo muito frustante.

Essa é uma das razões que mantenho até hoje a parceria com o Microsoft Money 99: com seu download e instalação, é possível copiar todos os dados em uma planilha eletrônica como o Microsoft Excel ou Planilhas Google, permitindo seu gerenciamento com formatações, inserção de filtros e criação de gráficos. Faço anualmente o backup de todos esses dados.

2. O seu aplicativo de gerenciamento financeiro lhe oferece segurança ao inserir seus dados?

A maioria dos softwares modernos de controle financeiro possibilitam a conexão de suas informações financeiras, a princípio sigilosas, com sua base de dados. Ou seja, muitas pessoas autorizam o acesso a saldos bancários, investimento em corretoras etc. Algumas delas, porém, podem não se sentir à vontade com tais compartilhamentos. Eu sou uma delas. E embora o MS Money 99 possua opções de conexão às instituições financeiras, eu nunca usei essas facilidades.

Isso é algo pessoal. Como eu sempre mantive uma saudável simplicidade financeira, nunca tive problemas em inserir movimentações manualmente. Como já comentei em outras postagens, descomplicar sua vida em assuntos que envolvem dinheiro, é fundamental. Movimente preferencialmente apenas uma conta bancária, tenha apenas um cartão de crédito e possua mais do que uma corretora apenas se os custos combinados para investimentos em ativos específicos compensarem.

Remessa Online - cupom de 15% de desconto
Acesse por esse link rastreável: agora é tudo automático na sua tela.

Deixando sua vida simples, você não precisará dividir seus dados pessoais com softwares que podem estar sujeitos não somente a má-fé, mas sim vulneráveis a hackers. O tamanho e a idoneidade da empresa não importam, visto que grandes empresas já foram hackeadas, como o Yahoo, Dropbox e até mesmo grandes corretoras no Brasil, como a XP Investimentos ou mesmo bancos (leia a experiência negativa que tive com o Banco Inter). Justamente por isso, não confie que seus dados estejam totalmente seguros dentro do banco de dados do seu app de controle financeiro.

3. O seu aplicativo de gerenciamento financeiro permite boas customizações?

Quando começamos a usar um novo aplicativo, precisamos nos adaptar com o ambiente e as ferramentas que ele oferece. Você o testa, analisa seu layout, a inserção dos dados, o retorno de estatísticas e gráficos. Mas parece que sempre acaba faltando alguma coisa, não?

Talvez gostaria de algo mais: uma vez que pretende levar a sério o gerenciamento de suas finanças, procura outro app para ver se encontra todas as funcionalidades necessárias. Talvez descubra aquela ferramenta que faltava, mas é possível que o novo software não tenha uma outra utilidade que o anterior tinha. Enfim, utilizando apps, é provável que você não consiga preencher todas suas necessidades.

Eu percebi isso em minha experiência com o download do Microsoft Money também. Porém, sua função de exportar os dados para uma planilha eletrônica permitiu-me criar modelos no Microsoft Excel que complementavam suas deficiências. Uma delas era a falta de uma tabela onde fosse possível deflacionar meu portfólio, ano a ano, para ter uma ideia da evolução de meus ativos ao longo do tempo, em valores reais: uma tarefa simples para as planilhas eletrônicas.

Assim, as planilhas, além de uma fonte de backup, serão imprescindíveis para cumprir satisfatoriamente as carências do gerenciamento de seu aplicativo de controle financeiro. Saber usá-las é fundamental.

De novo, as planilhas eletrônicas: Microsoft Excel e Planilhas Google

Um pequeno histórico das planilhas de cálculo

Há muito tempo uso planilhas eletrônicas. Todo e qualquer planejamento que envolve números fica muito mais fácil com a utilização dessas ferramentas. Considero as planilhas uma das grandes invenções da informática.

Apesar da primeira planilha eletrônica ter sido criada no final dos anos 70 (VisiCalc), foi na década de 80 que elas se tornaram mais populares com o lançamento do Lotus 1-2-3 na plataforma IBM-PC. O Excel, que todos conhecem, viria a tornar-se famoso apenas na década de 90. O próprio Microsoft Money foi criado como um bando de dados em formato de planilha eletrônica. Seus relatórios em texto deixam claro o modelo.

Faça o download do Microsoft Money e pare de usar seu app de finanças! 1

Já há alguns anos, o Excel passou a oferecer todas suas funcionalidades na nuvem e o Google vem ameaçando o reinado da Microsoft com seu Google Docs. Se tiver interesse na história de sua evolução, veja um resumo nesse artigo. Para um vídeo com os programas mais usados na época, acesse esse link. O Lotus 1-2-3 é o primeiro a ser mostrado no vídeo.

Vale a pena gastar um tempo inicial na criação de uma planilha eletrônica

As planilhas eletrônicas são ferramentas fáceis de serem utilizadas para controles simples. E, se nos comprometermos a estudá-las com mais afinco, elas transformam-se em instrumentos fantásticos, melhores e mais úteis do que qualquer aplicativo para finanças pessoais. Criar uma planilha do zero significa uma obra feita em função de suas necessidades, próprias e exclusivas.

Além disso, é um recurso que você não precisará se preocupar com sua perenidade. Hoje eu uso o Google Planilhas, mas semestralmente faço um backup dos documentos no formato Excel. Vai que, né Google? Acredito que com isso, garanto meus controles financeiros sempre disponíveis enquanto eu estiver por aqui, pois entendo ser impossível imaginar o mundo sem planilhas eletrônicas.

Por outro lado, é perfeitamente possível imaginar um mundo sem o Guia BolsoMobillsGastos DiáriosOrganizze, Money Lover ou Minhas Economias. Novamente, incentivo aos usuários desses aplicativos a checarem a possibilidade de recuperar seus dados regularmente e externamente ao app. Seu histórico financeiro, um dia, pode fazer muita falta para seu deleite e planejamento futuro.

Para investir em uma boa planilha, é claro que, além do conhecimento, será necessário empregar uma parte do seu tempo. E isso pode ser desestimulador, uma vez que é mais fácil entrar na store de seu smartphone e baixar algo já pronto para uso. Tentador, eu diria. Às vezes pode ser interessante, outras vezes não. Cabe apenas a você realizar essa avaliação.

Reforço que não sou contra esses apps: eles podem ser um importante estímulo para o seu controle financeiro. Mas não fique dependente deles e pense ativamente em possuir um controle financeiro próprio. Eu ainda prefiro fazer o download do Microsoft Money 99 e usá-lo em conjunto das planilhas financeiras.

Lembre-se, finalmente, que quase nada é de graça nesse mundo. Sugestões de aplicações financeiras que fervilham diariamente em alguns apps não são, provavelmente, as melhores escolhas a se fazer. Não seja um usuário passivo perante esses aplicativos que controlam o seu dinheiro. Seja um protagonista e faça suas escolhas sabiamente. Não se esqueça que, para existirem, eles precisam ganhar dinheiro de alguma forma. Que não seja retirando os ganhos potenciais de seus investimentos.

E você? Usa algum aplicativo de controle financeiro, seja o Microsoft Money ou algum app moderno? Está contente com ele? Ou prefere planilhas eletrônicas? Se deixar suas impressões nos comentários abaixo, você pode auxiliar novos leitores a tomarem suas próprias decisões.

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

4.9 36 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
228 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
1 mês atrás

Uso o MS-Money 99 há mais de 20 anos, comecei no Windows 95, passando pelo W97, XP, Vista, W7 e agora uso o Windows 10. Ainda não testei no 11, mas acredito que funciona tb. Sou diretor financeiro (voluntário, não remunerado) em um abrigo de idosos filantrópico e controlo as entradas e saídas de dinheiro de cada um dos 74 idosos aqui abrigados. O arquivo do Money tem mais de 200 contas! A maioria encerrada, por conta dos desligamentos. Uso outro arquivo do Money para as contas da instituição, desde 1998. Ou seja, tenho todo o histórico desde então. De vez… Leia mais »

Lincoln
Lincoln
3 meses atrás

Considerando que seu blog é o primeiro resultado ao pesquisar sobre o Money 99, fica aqui minha contribuição, trazendo instaladores atualizados. É só clicar e instalar. Fique à vontade para repostar.
https://www.mediafire.com/folder/cbjdm1ds00y9f/Money99
https://drive.google.com/drive/folders/1xIbijMA-w3lx5OUupJShl3QhWeXaqQnG
https://mega.nz/folder/TcdggLba#a4c5kMZE7WHPXXVXRyLO_w
Os arquivos msmoney99_pt-br.msi.zip e msmoney99_pt-br.exe.zip são basicamente a mesma coisa, apenas o instalador recriado em um formato atual, funcionando até no Windows 11 23H2.
As versões “ie6″/”ie8” virtualizam o Money juntamente ao Internet Explorer, e podem ser a única forma de executar o Money daqui alguns anos, quando a Microsoft finalmente terminar de remover o Internet Explorer do Windows.

Anônimo
Anônimo
4 meses atrás

Mais uma vez me salvou. Gratidão

Anônimo
Anônimo
4 meses atrás

Estou tentando instalar o Money 99 , porem estou com erro onde diz que tem incompatibilidade com Windos 64 bits alguma dica ou ajuda :

Alexander Seravat
Alexander Seravat
4 meses atrás

Confesso que fiquei emocionado. Não sabia mais o que fazer com meu notebook, por conta do Money. Desde 97 usando o programa; mudava o aparelho e eu carregava. Mas não tenho nem mais o emule dele, agora pude transpor para o novo laptop. Muito obrigado!! Mesmo!! Para controle pessoal é o melhor que tem!…

Comtatto
Comtatto
6 meses atrás

Bom dia tudo bem , estou com um problema no cliente , Esta transação não pode ser inserida , alguém sabe como resolver… Obrigado

228
0
Por que não deixar seu comentário?x