Clique para a Black Friday da Amazon

Roteiro de viagem – Grécia, Turquia e passeio de balão

Mapa Roteiro Grécia e Turquia
Mapa do roteiro da Grécia e Turquia

Veja meu roteiro de viagem para 30 dias na Grécia e Turquia, com a travessia pelo Mar Egeu, passeio de balão na Capadócia e o reveillon em Istambul.

As cidades planejadas para as visitas são Atenas, Trikala e Kalampaka, em Meteora, Delfos, Sounion Cape, Corinto, Micenas, Olímpia, Rhodes, Kos, Bodrum, Éfeso, Pamukkale, Goreme na Capadócia e Istambul.



Esse roteiro é um planejamento realizado antes da partida à Europa. Durante a minha peregrinação, mostrarei em próximas postagens se consegui segui-lo na íntegra ou precisei fazer algumas adaptações. A ideia do roteiro é a seguinte:

Grécia – De 11/12 a 24/12


Nessa primeira parte da viagem, a liberdade para mudanças no roteiro de viagem e suas opções de destinos ficou um pouco mais restrita. Primeiro, porque já comprei o ticket do ferry da Grécia à Turquia (explico o porquê abaixo).

E segundo, porque pretendo passar o reveillon em Istambul. Assim, o luxo de se decidir grande alterações de rotas ou tempos de permanência reduz-se muito. Após o reveillon, sem amarras, ficará mais fácil abusar dessa liberdade!

Vamos então seguir a programação para a Grécia

Atenas e atrações na cidade – Dois ou três dias.

Viagem à Meteora (Trikala - Kalampaka) / Tentar passar por Delfos na ida ou volta – Dois ou três dias dias.

Viagem à Sounion Cape (alugar uma bike e percorrer a estradinha do litoral, será que dá?) - Um dia.

Viagem a península do Peloponeso (CorintoMicenas e talvez Olímpia – 3 dias).

Ilhas: Em função da baixa temporada, verei se é possível, pelo tempo, um tour de um dia nas ilhas próximas à Athenas. Caso contrário visitarei apenas Rhodes e Kos (abaixo).

Como comentei anteriormente, após avaliar várias alternativas de saída da Grécia, resolvi comprar um ticket via Mar Egeu antecipadamente. Vou a Rodes no dia 21/12, fico um dia e meio na ilha, depois em Kos mais um dia e no dia 24/12 chego a Bodrum na Turquia.

De fato, não apreciei muito fixar esses dias em função da liberdade, mas pensei, nesse caso em particular, no agravante de não existir horários em função da baixa temporada e das festas de final de ano, além de que eu desejava fazer a travessia pelo mar e não por avião. Acompanhando posteriormente os relatos de viagem, veremos se fiz o certo ou não...

Turquia – De 24/12 a 05 ou 06/01


A ideia é passar apenas uma noite em Bodrum e partir na manhã seguinte para Éfeso, seguindo no próximo dia à Pamukkale para chegar à Capadócia posteriormente (Goreme, provavelmente). Pretendo chegar na cidade no dia 27/12 de manhã.

Na Capadócia, existem várias cidades e aldeias muito próximas (Avanos, Rose Valley, Urgrup, Nevesheir…) e que poderão ser visitadas. Passeio de balão também deve fazer parte da visita. Saio da Capadócia no dia 30/12, chegando a Istambul. Não sei se visito Ankara, pois depende do tempo disponível. Em Istambul, passo o reveillon e pretendo ficar cerca de 5 dias, indo para a Índia lá pelo dia 05 ou 06/01, que será o tema do próximo post de roteiros.

Para ver o roteiro geral e completo de toda a viagem, clique aqui.

Os próximos posts iniciarão a série de relatos de viagem, que serão úteis para quem deseja programar uma viagem para esses locais. Para procurarem textos específicos, digitem o local desejado na busca do blog no topo da página.



* * * * * * * * * *


Uma das atitudes determinantes na economia de sua viagem ao exterior é escolher uma boa casa de câmbio. Nesse blog, temos uma parceria com a BeeCâmbio, que oferece delivery grátis para as principais capitais e excelentes spreads na conversão. Além disso, os leitores do blog possuem um desconto perpétuo de 10% em todas as transações. Veja como associar-se no texto abaixo:



* * * * * * * * * *


As postagens dos roteiros e também dessa aventura que começou na Europa, passou pela Ásia, retornando ao velho continente, estão na página da viagem de 205 dias à Ásia.


Veja mais viagens nessa página, ou ainda, algumas reflexões sobre o tema nesse link.


* * * * * * * * * *

Para receber atualizações de forma exclusiva e gratuita desse blog, clique no link abaixo:



* * * * * * * * * *


E se gostaram do post, que tal compartilhar com amigos em suas redes sociais?

Comentários

  1. Fala Andre. Meu amigo, muito bom o roteiro da viagem. Ate me animei para ir heim. Tiro ferias ano que vem e quem sabe não me junto a vc em uma parte do percurso.

    Um forte abraço e boa viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anima sim Jeff! Será muito legal! Só não vale falar de manufatura! :-)

      Abração!

      Excluir
  2. Letícia Sá11 dezembro

    Que bacana essa sua iniciativa! Combina com vc!
    Boa viagem!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando muito do blog. Infelizmente adiei meus palnos para Grecia, ano que vem. Mas não desisti ! Enquanto isso, vou acompanhando por aqui.
    Boa viagem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga reprogramar o mais rápido possível, Joice! Obrigado!

      Excluir
  4. Quanto é a passagem de ferry para Istanbul? Quanto tempo leva? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Herbert, isso é bem relativo, depende do seu roteiro pelo Mar Egeu. Eu comentei no post de Bodrum (http://www.viagemlenta.com/2012/12/dia-15-bodrum-turquia.html) o preço que eu paguei pela agência e quanto seria se você fosse sem reserva. Mas isso foi para meu roteiro. Se fizer um diferente, o preço será outro.

      Se tiver alguma dúvida a mais, estamos aí!

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá!!! Eu e meu namorado estamos pensando em viajar para Atenas e Istambul no final do ano, mais ou menos de 27/12 a 05/01. Você acha pouco tempo? O frio nesse período é suportável? Me ajude, por favor, estou cheia de dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadia, o período de tempo é muito relativo. Envolve desejos, prioridades, estados de espírito e todos eles são muitos pessoais.

      Se vcs vão ficar apenas nas duas cidades e o objetivo é basicamente conhecer os pontos turísticos e algumas visitas adicionais, acho que não está tão justo. Nove dias são suficientes. Mas para sentir o clima, aprofundar-se na história e conhecer os gregos e turcos, daí talvez falte algo.

      Eu estive nessa época e não fez tanto frio não. Na Capadócia, que foi o lugar mais frio que passei, não abaixou de zero grau. Atenas e Istambul são mais quentes, acredito que raramente baixava dos 10ºC.

      Boa viagem para vcs!

      Excluir

Postar um comentário