Dia 8 da viagem: Sounio Cape, litoral grego do Mar Egeu

Relato de viagem à Sounio Cape, no litoral grego do Mar Egeu e o Templo de Poisedon, próximo de Atenas, na Grécia.
Templo de Poiseidon, em Sounio Cape

Sounio Cape, uma pérola defronte ao mar Egeu que abriga o templo de Poisedon.


Essa segunda-feira, após as extensas caminhadas em Atenas, foi um pouco mais tranquila, com vários momentos de parada e contemplação.

Sounio fica no extremo sul da Ática, a 67 km de Atenas. Os ônibus para o local saem da esquina da Avenida Alexandras com a Avenida 28 de outubro, em frente à entrada do Parque Areos, e a passagem custa 6,30 euros, caro pela distância percorrida. Procure os ônibus de cor laranja. Existem duas rotas e a mais bela vista é feita pela rota costeira, cujo ponto final é na colina do Templo de Poisedon. A outra rota segue outro percurso e termina na cidade de Lavrio. Cada uma delas parte de duas em duas horas. Após o café da manhã, acelerei o passo para embarcar no horário do ônibus das 08:30hs.

Relato de viagem à Sounio Cape, no litoral grego do Mar Egeu e o Templo de Poisedon, próximo de Atenas, na Grécia.
Estrada deslumbrante de Atenas para Sounio Cape
O percurso do ônibus é um show à parte, com a estrada cortando as encostas dos montes à esquerda e margeando o lindo litoral de águas azuis do Mar Egeu. A estratégia é ficar logo na primeira fila à direita (assentos marcados na Grécia só existem nas passagens), para aproveitar melhor a viagem visual.

No lado oposto, ainda próximo a Atenas, sua atenção é voltada aos belos apartamentos em frente ao mar, revelando o estilo veraneio do local. A única parte desagradável da viagem foi o humor e algumas atitudes do motorista com as pessoas. Chegou ao ponto de gritar de forma expressiva com uma moça que ameaçou embarcar com uma mala um pouco maior e, levantando-se de seu assento, fez ela voltar e colocar no bagageiro, apesar de o ônibus estar vazio. O interessante é que ele se benzia a cada igreja que passava, o que deixa claro como a devoção a alguma religião não expressa e influencia o caráter e a ética das pessoas.

Relato de viagem à Sounio Cape, no litoral grego do Mar Egeu e o Templo de Poisedon, próximo de Atenas, na Grécia.
Sounio Cape e o templo de Poisedon ao fundo
O ponto final do ônibus é o cabo de Sounio, uma pequena faixa de terra que avança para o mar e onde está localizado o Templo de Poisedon. Uma espanhola que conheci no hotel disse que lá ocorreu a filmagem da cena onde Brad Pitt ensinava a arte da luta ao seu irmão no filme ‘Troia”, mas não encontrei referências para afirmar isso.

O fato é que o templo, para quem já viu maiores e mais bem conservados, impressiona muito mais pela sua localização, no alto da maior elevação do cabo. Tanto a vista de quem, do templo, observa o mar é fantástica como a vista oposta também deve ser fenomenal. A adoração a Poseidon ocorria tanto da terra quanto do mar.

Uma investigação da área era necessária para preencher minha ânsia por exploração. Dependendo de seu ânimo, você pode gastar algumas horas nisso. Cuidado é fundamental, pois sem avisos e sem nenhuma proteção, altas escarpas aparecem abruptamente no caminho adiante. De frente para o mar, caminhando à esquerda pela vegetação baixa (não há trilhas), a cerca de 500m existe um local com possibilidade de descida e quase acessibilidade para chegar perto da água. Mas o trecho final parecia perigoso para se aventurar, sozinho e com todos os penduricalhos. Mas deu vontade.

Contornando o cabo pelo leste, entretanto, encontrei um local com uma prainha para poder molhar os pés no mar Egeu, apesar da água e brisa gelada e dos 15ºC de temperatura. Veja mais fotos no link do Google Photos abaixo.

Relato de viagem à Sounio Cape, no litoral grego do Mar Egeu e o Templo de Poisedon, próximo de Atenas, na Grécia.
Caminhada recompensada pelo Mar Egeu
A ideia original de alugar uma bike e explorar a região não funcionou para esse roteiro, pois o local do templo não se situa em uma cidade. É um local isolado. Se eu fosse novamente, e fica de sugestão para alguém que se aventurar, pararia na cidade  imediatamente anterior (Anavissos – uns 10km do local) e tentaria alugar uma e ir pedalando.

Existem vilas mais próximas, mas duvido que exista esse serviço. Se pegar o ônibus que faz a outra rota, a não costeira, ele pára na cidade posterior, Lavrio, onde o aluguel também pode ser feito. Só que, nesse caso, perderia a vista da estrada. Quem se aventurar nessa, me conte depois :-).

Voltei no fim da tarde a Atenas e fui no dia seguinte a Nafplio.


* * * * * * * * * * *

Veja todas as fotos da região de Sounion Cape no Google Photos ou então, as melhores fotos da Grécia no álbum do Pinterest.

Próximo post: Napflio e Epidravus.

* * * * * * * * * *


Uma das atitudes determinantes na economia de sua viagem ao exterior é escolher uma boa casa de câmbio. Nesse blog, temos uma parceria com a BeeCâmbio, que oferece delivery grátis para as principais capitais e excelentes spreads na conversão. Além disso, os leitores do blog possuem um desconto perpétuo de 10% em todas as transações. Veja como associar-se no texto abaixo:


* * * * * * * * * *

As postagens dessas reflexões são parte de uma viagem que começou na Europa, passou pela Ásia e retornou ao velho continente. Veja aqui como foi a viagem completa de 205 dias.
Veja mais viagens nessa página, ou ainda, algumas reflexões sobre o tema nesse link.

* * * * * * * * * *

Para receber atualizações de forma exclusiva e gratuita desse blog, clique no link abaixo:


* * * * * * * * * *
Se gostaram do post, que tal compartilhar com amigos em suas redes sociais?

Comentários

  1. Oi André!

    As fotos estao ótimas!!! Vc nao pegou nenhum dia de chuva mesmo sendo inverno!?
    Pergunto por que pretendo viajar a grecia entre os dias 29/12/13 a 12/01/14.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peguei só em Rhodes! MAs foi antes desse período que vc vai viajar. No dia 25 eu já estava na Turquia! :)

      Excluir

Postar um comentário