Textual description of firstImageUrl

Presente, futuro e independência financeira: um pensamento não linear

Como o pensamento linear e não linear correlacionam-se com os benefícios da independência financeira, do presente ao futuro, em pessoas perdulárias e frugais?
Heydar Aliyev Center, em Baku, Azerbaijao - arquitetura não linear?

Como o pensamento linear e o pensamento não linear correlacionam-se com as variáveis necessárias para a conquista da independência financeira? Ou ainda, com os benefícios dessa conquista, desde o presente até o futuro, em meio à pessoas perdulárias e frugais.


Caros leitores, vocês concordam que para fazer boas escolhas na vida, incluindo decisões sobre investimentos, precisamos ter clareza nos pensamentos? Clareza para avaliar argumentos, ponderações, cálculos, leis e decidir, a partir de todas essas informações, o melhor caminho a seguir? 

Estou lendo um livro muito interessante sobre "O poder do Pensamento Matemático" - e já no primeiro capítulo deparei-me com um pensamento interessante para compartilhar com vocês.

Apesar da repulsa que provoca a algumas pessoas, a matemática auxilia a melhorar nosso modelo mental do mundo. Ela nos ajuda a superar as inseguranças, afina nossas intuições e aprimora nossa capacidade de julgamento. Muitas das fatalidades financeiras pessoais provém de carências de um pensamento matemático. Muitas das bobagens que são ditas por (supostos)  formadores de opinião na política e na economia, idem. Principalmente se vierem da ala do pensamento de esquerda...

Em grande parte das metas que bati na minha vida, o pensamento matemático, adquirido no curso de engenharia na universidade, foi fundamental. E, contrariamente ao que a maioria pensa, ele não é exclusivo para quem obteve formação universitária na área. Ele é acessível a todos que demonstrarem interesse em aprender sempre mais. E esse livro é um excelente referencial.

Ah, e antes de começarmos a conversar, deixo registrado que todos os gráficos nessa postagem foram desenhados pela minha filha, recém formada em Arquitetura. Agradeço a ela pela ajuda e aproveito para parabenizá-la muito pela sua conquista! :)


Matemática Básica


O pensamento linear