Sonhos, liberdade financeira e lições da raposa e do Pequeno Príncipe


Dedicação, tempo e talento são condições importantes para alcançar seus objetivos?
Que tal uma pequena reflexão sobre eles à luz de alguns ensinamentos da raposa, da rosa e do Pequeno Príncipe?
E ainda: uma estratégia vencedora para alcançar seus sonhos por meio da conquista da liberdade e independência financeira.


O que podemos aprender com a rosa e o Pequeno Príncipe sobre liberdade financeira

O assunto da liberdade financeira encontra-se em evidência nos últimos anos. Vejo um aumento considerável de pessoas interessadas no assunto, seja no crescimento da lista dos leitores desse blog por e-mail ou nos inúmeros grupos que se multiplicam nas redes sociais.

Um debate comum em blogs da área é sobre o significado do termo “independência financeira”. É possível teorizar sobre algumas particularidades e diferenças entre a estabilidade, a independência e a liberdade financeira, como fiz no artigo “Independência ou liberdade financeira? Será que você está chegando lá?”.

O que está, entretanto, além dessa liberdade? Talvez uma das principais maneiras de entendê-la é não confundir meios com fins. Esse pensamento ficará claro em cada exposição sobre as proposições que incentivam e suportam nossas atitudes de alcançarmos os propósitos que desejamos conquistar. Adiante!

A dedicação

O que podemos aprender com a raposa e o Pequeno Príncipe sobre liberdade financeira

Cativar e ser cativado não é algo trivial. Pode ser mais fácil comprarmos encantamentos prontos e não pensarmos adequadamente em nossos sonhos de uma forma diferenciada. Sonhos não podem ser comprados ou vendidos. Sonhos são individuais e devem nos seduzir para que possamos explorar os meios para atingi-los.

Lembram do que a raposa disse ao Pequeno Príncipe?

Cativa-me (…) É preciso ser paciente. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com um canto de olho e tu não dirás nada (…) Mas a cada dia, te sentarás mais perto.

Assim devemos ser com nossas metas. Precisamos dedicar atenção aos nossos desejos e pintar o quadro de nosso futuro. E precisamos ser cativados por esse destino. Alcançar nossas aspirações talvez seja a atividade mais prazerosa que podemos praticar em vida, principalmente quando colhemos essas realizações através de um cultivo cuidadoso.

A construção dos sonhos, quando coordenada passo a passo, dia a dia, com corretas doses de diligência, atenção e carinho, torna-se algo inerentemente seu e, consequentemente, muito especial.

Pense um pouco nas conquistas que obteve em sua vida. Alguma delas ocorreu sem dedicação? É verdade que você pode ter recebido algo inesperado que não necessitou uma demanda pessoal. Mas será que você consideraria isso realmente uma vitória? Se realmente confia em seu protagonismo para mudar o que pode ser mudado no intuito de alcançar seus objetivos, acredito que não.

Dedicação, ou esforço, devem fazer parte do caminho que pavimenta a sua vitória. Ambos exigem, por sua vez, determinação. Ou ainda, foco nas suas atividades. Não dar os créditos devidos para a necessária coerência no envolvimento entre nossos pensamentos, nossas atitudes e nossos objetivos é condenar nossos sonhos ao fracasso. É não cativar e não ser cativado por um anseio que poderia tornar sua vida mais feliz.

O Pequeno Príncipe entendeu o recado da raposa quando disse ao jardim de rosas:

Minha rosa (…) Ela sozinha é, porém, mais importante que vós todas, pois foi a ela que eu reguei. Foi a ela que pus sob a redoma. Foi a ela que abriguei com o pára-vento. Foi dela que eu matei as larvas (…) Foi a ela que escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.

O tempo

O que a rosa e o Pequeno Príncipe podem ensinar sobre independência financeira

Imagine essa rosa como sendo o seu sonho, ou ainda, o fim que deseja colher no futuro. Ambos cativaram um ao outro. O que essa rosa representaria? Antes da resposta, acredito que você concorde que, para colhê-la de forma plena no futuro, é necessária total dedicação, suprindo-a com água, alimento e cuidado no tempo presente. O Pequeno Príncipe já dizia:

“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante…”.

É inevitável que a dedicação no cultivo de um projeto necessite de tempo para ser efetiva. Ambos estão relacionados e caminham lado a lado durante o trajeto. Mas como quantificamos esse tempo? Afinal, por ser um dos bens mais importantes que possuímos na vida, o tempo deve ser usado sabiamente

Mas aqui estamos falando de liberdade financeira, não? A conquista da liberdade financeira envolve algo fantástico: ela pode comprar o seu tempo. Ou em outras palavras, você não precisa vendê-lo para ninguém, exceto à sua liberdade para exercer suas aspirações.

Lembre-se que a rosa representa nosso fim! Qual seria o SEU fim? Aquela viagem sempre adiada? A concretização de uma vida de conforto em família? Viver em plena saúde até o final de nossas vidas? Doar e doar-se a outras pessoas?

Será que o mais importante não seria dispor de tempo para poder dedicar-se a tudo isso conjuntamente? Imagine a liberdade de não possuir patrões ou um emprego fixo, liberando esse bem precioso, o tempo, e permitindo a realização de todos os seus sonhos e desejos mais profundos!

O objetivo então, é trazer esse tempo de volta. Um tempo que, antes da corrida de ratos, era mais “nosso”, e não dos “outros”. Com ele, estamos livres para empreendermos quaisquer propósitos pessoais, seja em benefício de nós próprios ou de outras pessoas. Melhor ambos.

O talento

O que a raposa e o Pequeno Príncipe podem ensinar sobre independência financeira

A diversidade de alvos que miramos durante a vida é enorme, mas o sucesso em alcançá-los pode ser prejudicado pela falta de uma mínima competência em lidar e gerenciar mais eficientemente sua renda e seu patrimônio, que ao final, serão os fornecedores do tempo que desejamos.

Se a rosa é o sonho, o fim, a combinação da dedicação, através de seu tempo, é imprescindível para colhê-la sadia no futuro. E para isso é necessário usar o seu talento em planejar minimamente o bom uso desses recursos. Esse tripé será o responsável, o provedor dos meios, para alcançá-la.

Não podemos perder de vista que as conquistas demandam um método em que nosso protagonismo e responsabilidade, constituídos de nossas próprias ações e decisões, possuem crucial representatividade. Vamos mais a um ensinamento da raposa ao Pequeno Príncipe?

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa…

Angela Duckworth, autora do livro “Garra: o poder da paixão e da perseverança”, cuja resenha pode ser lida no ótimo blog Valores Reais, teoriza sobre esses termos de uma forma um pouco diferente, mas não destoando do conceito geral. Segundo ela, adquirimos habilidade com a aplicação do esforço e do talento. Esforço aqui poderia ser entendido, neste texto, como uma combinação do tempo destinado à sua dedicação. Finalmente, o êxito seria o resultado dessa habilidade adquirida com o mesmo esforço.

Ou em suas palavras: “O talento é a rapidez com que as habilidades de uma pessoa aumentam quando ela se esforça. Êxito é o que acontece quando essa pessoa utiliza as habilidades adquiridas.” Ou seja, a dedicação e o tempo valem mais do que simplesmente o talento, pois são envolvidos duplamente na equação.

O talento não deve ser pensado apenas, entretanto, como uma característica nata de uma pessoa. Nele, está também imbuído o bom senso de fazer escolhas corretas. Até em escolher caminhos menos complicados, mas eficientes. Precisamos, assim, possuir uma estratégia onde o nosso tempo não seja concentrado demasiadamente no método. Devemos manter as coisas simples, para que nosso tempo seja dedicado mais aos fins do que aos meios.

O método de Alocação de Ativos

O mundo do Pequeno Príncipe aplicado às finanças

Como visto, podem existir atalhos que nos dispensem de pensar sobre o assunto. Herdar um patrimônio, ou ganhar um prêmio de loteria, ou mesmo casar com alguém abastado poderiam suprir os meios necessários aos nossos sonhos.

Não nos dariam um sentido total de realização, embora fôssemos desafiados na arte de não perder o capital, que também é importante. Essas alternativas, porém, são uma realidade distante para a esmagadora maioria das pessoas.

Desta forma, precisamos, assim como o início de um novo amor, de um período de conquista, de intimidade, que, bem feito, propiciará a confiança na colheita de nossos sonhos adiante. Construir a base de sua independência financeira e vê-la frutificar no futuro é um dos melhores resultados que um método pode fornecer a vocês para alcançarem a liberdade.

A boa notícia é que não é difícil colocar esse método em ação. Criar uma carteira de investimentos baseada na alocação de ativos, promove uma disposição mais inteligente de seu patrimônio financeiro e é tão versátil quanto seus objetivos.

É um método simples, de fácil aplicação e onde, posicionando-se do lado correto do sucesso, no momento certo, previnem-se grandes riscos. Um grande adágio já dizia que “a direção é mais importante que a velocidade”.

Ou seja, nossos triunfos estão intimamente ligados às nossas entregas. Para colher um futuro desejado, você precisará usar no presente uma combinação de dedicação, tempo (esforço) e um pouco de talento para fazer as melhores escolhas. A sugestão que faço a você, que deseja começar sua trajetória para a liberdade financeira – o meio para alcançar seus sonhos, é montar uma carteira de investimentos baseada na Alocação de Ativos.

Para isso, convido-os a ler o seguinte artigo onde explico passo a passo como organizar e compor sua carteira de investimentos: “O que é Alocação de Ativos? Um guia para iniciar sua carteira de investimentos”. Dúvidas sobre o assunto, podem ser expostas nos comentários do artigo, como já fizeram vários leitores.

Para ver o método funcionando na prática, veja como orientei minha filha a iniciar o seu portfólio. No texto há uma planilha para auxílio e links para as atualizações da carteira.

Considerações sobre esse texto serão sempre bem-vindas nos comentários abaixo. Boa jornada a todos!

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

5 3 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Andarilho
Andarilho
3 anos atrás

Parabéns pelo texto. Em todos esses anos de leitura sobre investimentos, esse foi um dos melhores, se não o melhor texto qui eu já li sobre Liberdade Financeira. Simples, prático, didático e escrito com muito carinho e amor. Parece que vc estava escrevendo sobre como conseguiu criar um filho, desde o seu nascimento até a idade adulta. E na verdade é assim que lidamos com os nossos investimentos. Primeiro, são bebês que precisam ser alimentados e cuidados. Com o passar dos anos, se tornam maiores e até o ponto que conseguem sobreviver sozinhos. E assim como qualquer filho, precisa ser… Leia mais »

Guilherme
3 anos atrás

Excelentes reflexões, André!
 
A conquista da liberdade financeira é resultado da soma de diversos ingredientes. Há de se trabalhar arduamente cada um desses ingredientes para que, no final o resultado venha.
 
Abraços!

Investidor Inglês
3 anos atrás

Fala André!
 
Aproveitou muito bem o pequeno príncipe nesse texto. Esse é um livro que preciso ler novamente. Confesso não ter pego a profundidade que ele passa.
 
Mudando de assunto, acredito que sei o que está acontecendo com as respostas via e-mail dos comentários.
 
Ao atualizar o plugin wpDiscuz, o mesmo retirou do padrão enviar e-mail assim que receber uma resposta.
 
Dessa forma é preciso se certificar que o sino ao lado dos comentários não está desativado. Se estiver, você não recebe o retorno,
 
Abração!

Investidor Inglês
Reply to  André
3 anos atrás

Fala André!
 
o futuro heirdeiro (a) está previsto para quando? Meus parabéns meu amigo!!!
 
Já sobre o plugin, acabei não recebendo sua resposta. Talvez seja alguma configuração lá no wpDiscuz.
 
Abração e novamente, parabéns!

Investidor Inglês
Reply to  André
3 anos atrás

Entrei sim com meu e-mail e infelizmente não recebo o retorno.
 
E por falar nisso, você obteve retorno do comentário que postou lá no blog?
 
Pô Dezembro, que legal! meninão na area então? Legal!

Mundo Soul
3 anos atrás

Olá, André! Beleza? Quanto tempo não conservamos…Como vai a vida? Interessante o seu texto. No começo ao ler o seu texto e me deparar com essa frase “Sonhos são individuais e devem nos seduzir para que possamos explorar os meios para atingi-los.” , lembrei dos aborígenes. É uma frase que para nós passa como que batido, algo como 2 mais 2 igual a 4 pela sua naturalidade. Porém, não sei se já foi para a Austrália, mas é interessante que os aborígenes pensam um pouco diferente em relação a sonhos. Ao invés do pensar, planejar, conquistar (pensamento padrão nosso), eles… Leia mais »

mundo soul
Reply to  André
3 anos atrás

Opa, André. É verdade, talvez seja uma força poética apenas. Eu nunca pesquisei, foi apenas a história relatada por uma pessoa da compreensão de um texto de um pesquisador branco que conviveu muitos anos com os aborígenes. Evidentemente, as pessoas não tem o ato biológico de sonhar de forma coletiva, pois não estamos na Matrix (espero que não) e não somos ligados de forma física a outros indivíduos de nossa espécie. Então sim, usar a palavra sonho, tem o seu ar poético, nisso você tem razão. A noção, pelo menos a que eu depreendi, é uma coletividade almejando, desejando, sonhando,… Leia mais »

Senhor Bufunfa
4 anos atrás

Interessante analogia. Legal!

17
0
Por que não deixar seu comentário?x