Legalização do porte de armas e desarmamento: 3 argumentos essenciais


Existem 3 formas principais de defender a legalização e facilitação no porte de armas.

  1. O argumento do direito natural de defesa de cada cidadão.
  2. O argumento lógico: a condição não estimula atitudes violentas na sociedade.
  3. O argumento utilitarista: ela é eficaz na prevenção de crimes e assassinatos, diferentemente do que pregam os entusiastas do estatuto do desarmamento.

Vamos ver cada um em detalhes.


O debate sobre a legalização e o porte de armas está em voga atualmente. E ficou ainda mais evidente com o projeto de lei 3.722/2012 do deputado federal Rogério Peninha (PMDB-SC) que tramita já há anos na Câmara Legislativa.

O PL propõe revogar o Estatuto do Desarmamento, e estabelecer novas regras para a posse, porte e comercialização de armas de fogo no Brasil. A eleição do presidente Jair Bolsonaro colocou a discussão novamente em pauta.

Argumentos para a legalização e porte de armas revogando lei do desarmamento.

O Estatuto do Desarmamento, apesar de não impedir integralmente o comércio e posse de armas de fogo no país, dificulta tais ações de sobremaneira que, na prática, faz com que a vontade expressa pela população no plebiscito de 2005 de permitir esse direito natural do cidadão, não seja respeitada.

Nesse texto vou tecer três tipos de argumentos para a flexibilização e a legalização do porte de armas entre a população. O argumento do direito, o argumento lógico e o argumento utilitarista.

O argumento utilitarista é atualmente o mais debatido pela população. Mais ao final do artigo, mostrarei algumas estatísticas que desmentem a ideia arraigada em parte da população de que um número maior de armas de fogo em circulação provoca mais crimes.

Entretanto, enfatizarei que o utilitarismo não é o argumento fundamental para convencer os leitores de que o desarmamento da população não é a melhor decisão, pois ele trabalha com correlações e não com causa e efeito. Lidar com argumentos lógicos, o segundo que veremos, pode ser mais eficiente para o convencimento, uma vez que números podem ser totalmente desvirtuados por pessoas que desejem provar o seu ponto de vista.

Embora ambos, entretanto, possam ser utilizados para o debate, o argumento principal transmite uma condição muito mais nobre. A justificativa basilar para a revogação do Estatuto do Desarmamento é de que a autodefesa é um direito natural do ser humano. E, sendo esse o argumento vital, nada mais justo que iniciemos com ele.

O argumento principal para liberalizar o porte de armas: defender-se é um direito natural

A melhor forma de defender a facilitação do porte de armas para a população está baseado em um valor moral. No século XVII, John Locke estabeleceu as bases do direito natural em seu Segundo Tratado do Governo Civil. E um desses direitos é o direito à vida. Defender-se de agressões de terceiros é, assim, um direito natural da população.

Para algumas reflexões sobre direito natural, propriedade privada, liberdade e poder, à luz das ideias de John Locke, Thomas Jefferson e Isaiah Berlin, leia esse artigo “Liberdade e Poder: os direitos naturais de Jonh Locke revisitados.

Quando avaliamos profundamente as dificuldades que o Estado nos impõe, não lhe parece leitor, uma afronta a um direito natural que você possui? Desde quando a posse de uma arma configura em crime? Afinal, o crime só é praticado se ocorre uma tentativa de violação ao direito à vida de outra pessoa.

As pessoas contrárias à legalização das armas não pensam dessa forma. Elas entendem que o Estado pode definir o que cada cidadão pode ou não pode fazer. O que cada um de nós, pode ou não pode possuir. Tais atitudes são um desrespeito à nossa individualidade, à nossa liberdade de tomar nossas próprias decisões. O Brasil ainda carece muito dessa cultura libertária, tornando nossa sociedade dependente, inibindo nosso protagonismo e responsabilidade.

As armas beneficiam os mais fracos

As pessoas que defendem o desarmamento não consideram que a parcela da população prejudicada é justamente aquela que possuem desvantagens em sua defesa nos confrontos diretos. A posse de armas como meio de defesa é um direito que equilibra dois lados desiguais. É um direito que faz com que os mais fracos não sejam agredidos pelos mais fortes.

A facilitação na legalização do porte de armas de fogo nivela assim, as condições em ambos os lados, desautorizando o uso da força pelo mais poderoso. Idosos e mulheres têm a possibilidade assim, de não permitir que sua condição física seja uma desvantagem.

Isso não lhe parece um argumento moral valiosíssimo? Que direito temos para impedir a defesa dos mais fracos perante aos mais fortes? Argumentos contrários dizem que as armas nas mãos das pessoas são pouco úteis para diminuir a violência. Embora tal afirmação seja muito questionável (veremos abaixo), percebemos aqui um desvirtuamento do debate, pois a função da posse de armas não é diminuir a violência.

Ela é simplesmente um direito natural. Se a arma ajuda seu portador ou não, depende de algumas variáveis que estão diretamente relacionadas à responsabilidade individual: o portador deve fazer um bom treinamento e ter a consciência de que possui a estabilidade emocional necessária para usá-la corretamente e somente quando necessário. O Estado não tem nada a ver com isso. Ele precisa interferir somente quando algum crime for cometido. Estamos ainda muito longe de um Minority Report.

Esse é o argumento principal para que lutemos para o fim do Estatuto do Desarmamento e à facilitação na legalização do porte de armas no Brasil. Para isso, a aprovação do PL 3.722/2012 é um bom caminho e merece nosso apoio. Na essência, não estamos falando das armas em si, mas sim de liberdade.

Entretanto, na maioria dos debates que acompanhamos, os argumentos principais buscam uma relação entre a quantidade de posse de armas pela população e os crimes cometidos. E é isso que veremos a partir de agora.

O argumento da lógica na revogação do estatuto do desarmamento

Veremos aqui que a associação lógica que as pessoas fazem entre o aumento do número de armas na população e a violência na sociedade não é racional.

Pensem comigo. A necessidade de um porte de armas pressupõe duas alternativas: o ataque ou a defesa. Não há outra. Uma pessoa que pede tal autorização está pensando em uma das duas possibilidades. Poder-se-ia argumentar que a pessoa deseje um símbolo de status ou poder. Porém, o uso efetivo do objeto, que é o que nos interessa, recairia ao final sobre as duas alternativas anteriores.

A justificativa para defesa pessoal ou familiar é a mais óbvia. Também é óbvio que ninguém aqui está advogando pela liberação da compra de armas na loja da esquina, sem registro. Mas a regulamentação deve possuir algumas justas restrições, e não o emaranhado de regras que hoje existem, que são tão inibitórias que refletem um número tímido: apenas 1641 portes de armas para defesa pessoal foram concedidos no Brasil em 2016. É um número irrisório.

Vamos à lógica agora: pensando no uso da arma de fogo no ataque, qual a probabilidade de um cidadão com perfil adequado para solicitar o porte, usá-la para tal fim? Parece-me óbvio que a possibilidade é remotíssima. Quem em sã consciência forneceria suas informações pessoais, endereço, enfim, permitiria sua exposição pública, para comprar uma arma e propositalmente usá-la em um crime ou assassinato?

Quem age com tal intenção, convenhamos, sabe que o mercado negro é uma forma muito fácil e rápida para realizar tal intuito, além, é claro, de deixar menos rastros.

Argumentações, teoricamente lógicas, contrárias ao porte de armas impõem a ação negativa a um suposto oponente. Ou seja, criminosos podem usar a arma própria do portador contra ele próprio. Ora, se alguém desarma uma pessoa é porque já iniciou a ação armada e a ausência de uma arma de defesa apenas facilitaria a ação do bandido. A ausência da arma não impediria o crime.

Outro discurso teoricamente lógico é de que essa arma, comprada legalmente, aumentará o arsenal do lado negro da sociedade. É um argumento deveras infantil. A pessoa que usa tal alegação desconhece totalmente a facilidade em adquirir uma arma através do governo paralelo do narcotráfico, alimentado por próprios Estados como a nossa vizinha Venezuela. Tal governo paralelo possui bases em diversos países e mostrou toda sua força recentemente no envio ao Rio de Janeiro de 60 modernos fuzis escondidos dentro de cargas transportadas entre aeroportos.

Ainda temos o argumento de que portadores mentalmente perturbados poderiam usar a arma para ferir outras pessoas. Mas percebam que em surtos de raiva ou loucura, principalmente em ambiente familiar, vários instrumentos podem ser usados para ferir pessoas. Não encontrei estatísticas que segmentem o instrumento utilizado para ataque em crimes passionais não premeditados, mas tenho uma clara tendência em aceitar que existe uma grande proporção de armas brancas. A imprensa recheia dia a dia os noticiários com essas realidades cruéis.

Pela mesma imprensa que condena fervorosamente a posse legal de armas pelo cidadão comum, podemos ver casos terríveis. Na Inglaterra, sempre citada pelo seu desarmamentismo, os ataques com ácidos aumentaram em 266% em um ano. No Brasil, pessoas más ou mentalmente perturbadas não precisam de armas para provocar tragédias como a que atingiu uma creche no interior de Minas Gerais em outubro de 2017.

Nesse caso, deveríamos também incentivar o desarmamento de tais instrumentos? Se formos coerentes, facas, ácidos, isqueiros e gasolina também deveriam ser proibidos. Tal mentalidade resiste em perceber que crimes são cometidos, na verdade, por pessoas e não por objetos.

Pela lógica, o desarmamento privilegia apenas os bandidos

Além disso, resta sempre o bom argumento de Bastiat, baseado no que não se vê em contraponto ao que se vê. Muita coisa fica oculta, envolta no manto do senso comum. Os leitores não acham que existe uma lógica em pensar que os bandidos pensam duas vezes antes de assaltar pessoas possivelmente armadas? O criminoso avalia o risco que correrá para cometer transgressões. É uma relação de custo x benefício. Logo, uma sociedade armada não inibiria os atos de violência premeditada?

Em uma das situações que mais chocam os defensores do desarmamento e da proibição do porte de armas, como os casos dos malucos atiradores em escolas, será que o estímulo para o assassinato será o mesmo se os assassinos souberem que funcionários da escola possam estar armados? Uma vez iniciada a ação, será que mais vidas não poderiam ter sido poupadas se um dos funcionários os alvejasse antes de esperar a polícia chegar? Quantas situações semelhantes poderíamos citar através desse argumento lógico?

Nem mesmo o argumento oposto de que acidentes com armas de fogo podem ser maiores com seu maior número encontra eco na razão. Estatisticamente eles são muito baixos e seriam totalmente inversamente proporcionais com o tempo. Conforme a população é treinada para o uso de armas de fogo, menor a possibilidade de tais ocorrências. Procure nas estatísticas suíças se acidentes com armas de fogo são comuns por lá…

Mas manterei a divisão dos tipos de argumentos: falaremos um pouco de estatísticas logo abaixo…

Os argumentos utilitaristas: por onde o debate das armas caminha constantemente

A maioria da população adora analisar alguns dados e usá-los como argumentos de causa e efeito. Ela não percebe que a maioria dos dados utilizados são correlações e não apontam causalidade. E isso ocorre em ambos os lados do debate.

A análise real de causa e efeito necessita estudos muito mais aprofundados do que análise numérica. Até hoje não vi nenhum estudo que conseguiu provar aumento ou diminuição de violência em virtude do aumento ou diminuição da posse de armas de fogo entre a população, uma vez que as variáveis não controladas são inúmeras.

As estatísticas e a relação do porte de armas com o índice de criminalidade

Se o leitor procurar estatísticas de assassinatos por armas de fogo, estupros e violência em geral, encontrará inúmeras fontes (algumas confiáveis, outras não) pela internet. Eu poderia escrever aqui muitas e muitas páginas comentando-as e apontando através de links os estudos originais. Não é o objetivo desse texto.

Desarmamento é bom para quem? Mocinhos ou bandidos?
O desarmamento é bom para os bandidos e…

Ao invés disso, decidi apontar apenas uma página onde existem vários argumentos utilitaristas e para cada um deles, sua fonte. O nome do artigo é 20 fatos que comprovam que a posse de armas deixa uma população mais segura. Comentarei aqui os dados mais relevantes e complementarei com outros estudos que não foram comentados na página.

Deve estar claro que a grande maioria das análises são correlações que mostram que o aumento de armas pela população demonstra uma associação com a diminuição dos crimes e da violência. Não se pode provar que a segunda variável ocorre por causa da primeira. Mas tais dados são muito eficientes e poderosos para abalar gravemente o senso comum daqueles que se colocam contra esse direito básico das pessoas.

O interesse e o fortalecimento do Estado no desarmamento e controle de armas
… excelente negócio para o Estado

O que podemos concluir com certeza sobre todos esses fatos é de que não há correlação entre o aumento de porte de armas e aumento da criminalidade. Bem como não há correlação com o desarmamento da população e diminuição da violência. Pode procurar, e você não encontrará. E garanto que existem muito mais associações que mostram o oposto: a diminuição da criminalidade com o aumento do nível de armamento da população.

Uma boa associação é checar que nos últimos 25 anos as vendas de armas nos EUA aumentaram muito e os crimes violentos diminuíram. Não é à toa que mesmo a Universidade de Harvard chegou a essa conclusão.

No artigo original que publiquei 3 anos atrás, eu já havia comentado dois estudos importantes. Um deles é do jornal britânico The Guardian e outro foi encomendado justamente pela Casa Branca, e mostrou resultados muitos diferentes aos esperados pelo então presidente democrata, um dos maiores apoiadores da causa do desarmamento.

Façamos um paralelo aqui em nosso país após a rigidez das novas regras para porte de armas ocorridas nos anos 90. Alguém arrisca aqui dizer que a criminalidade diminui? Isso só ocorreu em alguns estados do Sul e Sudeste, especialmente São Paulo e disparou nas regiões Norte e Nordeste.

Os leitores arriscam dizer quais são os estados brasileiros com o menor número de porte de armas? Acertou quem arriscou os estados do Norte e Nordeste. Mas percebam que não existe uma correlação precisa: o estado de São Paulo possui baixa prevalência de porte de armas e baixo índice de crimes violentos. Da mesma forma, o Rio Grande do Sul possui um vínculo maior com as armas e os crimes estão bem abaixo da média brasileira.

Se quisermos usar a América do Sul como exemplo (afinal muitos dizem que não somos uma Suíça– pensamento símbolo do viralatismo brasileiro), percebemos que o país com maior número de armas entre a população é o Uruguai, com um número cerca de 4 vezes maior do que o Brasil. E o mais interessante é que o Brasil possui 4 vezes mais assassinatos do que o Uruguai. Até o Chile, que possui um dos menores índices criminais da América Latina é mais armado do que o Brasil.

Ou seja: a conclusão que devemos chegar aqui é que NÃO EXISTE CAUSALIDADE ENTRE PORTE DE ARMAS E CRIMES. E se formos além, a maioria das correlações mostra o contrário. Assim, o argumento do direito natural, que vimos anteriormente, é a justificativa que deve ser enaltecida.

Conclusões – porte de armas é algo justo ou não?

Ainda existe um grande volume de apelo emocional nesse debate. Transpassar o significado real dos fatos que pululam na mídia mainstream é essencial para uma visão adicional. Aliás, a mídia globalista possui um papel fundamental na inversão lógica do pensamento da população que defende o desarmamento civil. É o típico caso relatado por Ortega Y Gasset em sua definição de homem massa.

Se não conhece a tese principal em seu fabuloso livro, leia aqui um artigo sobre “A rebelião das massas de José Ortega Y Gasset, e o homem massa”. Garanto que vale a pena você ler esse livro.

Nas resistências a esses argumentos, falta um mínimo de pragmatismo e vontade genuína de melhorar de fato o problema de segurança pública nesse país, cujo resultado atual são mais de 60.000 mortos ao ano, números maiores do que países em guerra civil. As grandes questões não são debatidas e hoje vemos o colapso total da segurança pública.

Estamos à beira de um colapso na segurança pública do Brasil. Ou melhor, já caímos ladeira abaixo, pois o que ocorreu no Espírito Santo no começo de 2017 não deixa dúvida quanto a isso. E aí vem a turma globalista (e os vermelhinhos massa de manobra) dizer que o problema são as pessoas de bem possuírem portes de armas? Francamente…

O que precisamos é de uma mudança que envolva maior responsabilidade pessoal e menos dependência do Estado, que, no fundo, é o maior interessado no nosso desarmamento, pois sua força é alimentada principalmente pela nossa vulnerabilidade e aceitação a essa situação.

Aliás, responsabilidade pessoal e aplicação de justiça é o argumento principal que utilizo para defender a redução da maioridade penal no Brasil. Veja no artigo “A redução da maioridade penal no Brasil e seus argumentos falhos“.

Finalizando, lembremos que, enquanto Lenin, Hitler e Mao desarmavam a população, os found fathers da independência americana faziam questão de que as pessoas tivessem o direito de possuírem uma arma. Benjamin Franklin dizia que “quando todas as armas forem de propriedade do governo, este decidirá o destino das outras propriedades”. A história mostrou quem estava com a razão.

Obrigado pela leitura. Se desejar participar com o debate, o espaço abaixo de comentários é livre. Sua opinião é muito bem vinda.

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

4.5 13 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
34 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
Matheus
1 ano atrás

Texto embebido do sabor da lógica!

Sr.IF365
Sr.IF365
3 anos atrás

Tive minha casa invadida essa noite enquanto dormíamos, felizmente os pilantras se contentaram em roubar as bicicletas e o botijão de gás que estavam no quintal alem de revirarem tudo que encontraram pela frente. Se tivessem tentando entrar nos quartos não poderia ter feito nada pois minha pátria “amada” Brasil me tirou o direito de me defender. Esse país não dá mais… estou preso aqui por conta da pandemia e do dólar alto, mas na primeira oportunidade quero sair para nunca mais voltar. Cansei…

Sr.IF365
<a href=”https://www.youtube.com/channel/UCPySI2JVnIOdqC91XEWiXxA”>Podcast do Sr.IF365</a>

Engenheiro Tardio
3 anos atrás

Excelente artigo. Como sempre, os argumentos da galera que apoia o desarmamento da população (que costuma ser a mesma galera que apoia um outro conjunto de ideias em comum) são vazios e, em alguns casos, até ilógicos.

Assim seguimos sendo tutelados pelo Estado, ainda que esse não se canse de mostrar o quão incompetende é nessa tarefa.

Nina Rezende
Nina Rezende
4 anos atrás

Oi Andre! Ótimo texto! Eu não posso nem ver uma arma de fogo, quanto mais manejar alguma… Mas, penso que as pessoas tem o direito de se defender, uma vez, que os criminosos estão cada vez mais desumanos e a policia não dá conta de proteger os cidadãos. Mas, pessoas de bem que estiverem dispostas a ter uma arma, deveriam fazer um ótimo treinamento e além disso, confirmar se está bem psicologicamente porque se for do tipo que explode por qualquer coisa, em um momento destes pode perder o controle e uma arma nas mãos de pessoas assim é muito… Leia mais »

Bilionário do Zero
4 anos atrás

O assunto é polêmico, mas acho que o texto ficou bom, também sou a favor da preservação dos nossos direitos.

Anônimo
Anônimo
10 anos atrás

Atualmente, apenas interessaria às indústrias bélicas, tal situação hipotética.

André Rezende Azevedo
10 anos atrás

Não, Marcos. Interessaria às pessoas que querem defender a si próprias e suas famílias desse escalabro que está a segurança pública no Brasil. As vendas das indústrias seriam uma consequência, e não uma causa de mudar a legislação.

Pense que você é livre para comprar o que deseja, seja um computador, um celular ou um videogame. Isso interessa "apenas" às indústrias de hardware? Ou a você próprio? Da mesma forma que você é livre para tal escolha, nós deveríamos ser livres para comprar o que quisermos, inclusive armas. O uso que daremos a elas, portanto, será nossa própria responsabilidade.

Carlos Prado
Carlos Prado
9 anos atrás

Mundo engraçado este. A industria produzindo ela vende sem que ninguém se interesse em comprar. Um dia desses estava passando perto de um trailer e perdi 5 reais para eles num cachorro quente que não me interessava comprar. Agora mesmo não sei o que faço com estes computadores, celulares e e-readers que nada me interessavam, mas foi uma grana que a industria de eletrônicos me explorou.

André Rezende Azevedo
9 anos atrás

A indústria vende sem existir um interesse para alguém? Vc comprou um cachorro-quente sem ter interesse? Vc comprou computador, celular e e-reader sem ter interesse? O problema aí é com vc meu caro, não com a indústria. Assumir responsabilidades faz parte da (nobre) existência humana.

Anônimo
Anônimo
9 anos atrás

O tal do Carlos Prado ali em cima só pode estar de brincadeira. Ele jogou fora o cachorro-quente? Só assim ele pode dizer que perdeu 5 reais…mas ele pode ficar feliz pois de acordo com Keynes ele movimentou a economia !

André Rezende Azevedo
9 anos atrás

Pois é… E esse é o pensamento dominante, infelizmente. Escrevi sobre isso em alguns posts, como "Idiocracia…", "A transferência das responsabilidades…"A batalha contra a hipocrisia…"…

Anônimo
Anônimo
9 anos atrás

Quando vamos falar em educação, a base de todas as melhorias? Direito de comprar armas, sim; interesse/necessidade em comprá-las, não. Quem sabe um dia.. Soluções concretas, substitutivo de paliativos. At. Victor Hugo

André Rezende Azevedo
9 anos atrás

Educação é a base de tudo amigo. Concordo plenamente.

Porém, ainda estamos longe de uma sociedade onde não há necessidade de possuí-las para desencorajar a maioria das ações de violência. Não vejo a arma como um paliativo. A sociedade humana já possui mais de dez mil anos e ela sempre foi essencial para nivelar condições de defesa entre as pessoas.

Eldecir Lima
Eldecir Lima
8 anos atrás

Contra o porte de arma.O brasil está doente, precisa de tratamento, não de mais veneno.

André Rezende Azevedo
8 anos atrás

O senso comum pode alimentar a poesia, mas é péssimo conselheiro da razão.

Eldecir Lima
Eldecir Lima
8 anos atrás

Para onde esses deputados e donos das fábrica de armas se mudariam caso fosse aprovada a lei do armamento: Reino Unido,Japão Alemanha ou Austrália? O negócio é pegar dinheiro encher o bolso e curtir paz e tranquilidade, enquanto o povo brasileiro é jogado aos leões. Exército nas fronteiras, penas mais duras e uma justiça mais célere, mas é difícil criar leis mais duras em um pais onde vemos muitos políticos sendo presos. Acorda povo! Sou contra a lei do armamento

André Rezende Azevedo
8 anos atrás

Belo argumento! :/

Anônimo
Anônimo
8 anos atrás

Gostaria de entender a posição dos oficiais generais da Marinha do Brasil, onde militares estabilizados, treinados, que utilizam de armamento para defender a pátria com o sacrifício da própria vida, com bons antecedentes, autorizados pela própria Instituição a comprar a arma, ao solicitarem o porte da arma, são negados por esses Oficiais Generais. Seria como comprar um carro documentado, ser habilitado a dirigir e não poder tirar seu carro da garagem. Insisto na tese que se tenho um carro, com a documentação em dia, sendo habilitado a dirigir, uso do veículo quando acho conveniente usá-lo. O mesmo procedimento ocorre com… Leia mais »

André Rezende Azevedo
8 anos atrás

Pois é, não conhecia essa limitação. Mas o que eles puderem fazer para dificultar, eles farão. Como informação adicional, veja o artigo que saiu hoje no Spotiniks: http://spotniks.com/apos-crescimento-de-178-de-porte-de-armas-criminalidade-despenca-nos-estados-unidos/

Unknown
Unknown
8 anos atrás

Meu medo é que com tanta violencia por motivos banais, uma arma na cintura potencialize um lado (super homem), dos chamados ''cidadãos de bem''. A mesma arma que mata bandido mata gente de bem tb, queria acreditar que a sociedade tivesse discernimento e responsabilidade de usar uma arma, exclusivamente pra defesa de bandidos!

André Rezende Azevedo
8 anos atrás

Casos isolados, infelizmente, sempre acontecerão, mas a causa sempre será de ordem humana, e não pode ser atribuída às armas. O direito natural de proteção fala mais alto.

Anônimo
Anônimo
8 anos atrás

O que ele quis dizer é que a industria de armas vai enriquecer vendendo um produto que não é a solução do problema. Este é solucionado de maneira educacional.

Anônimo
Anônimo
8 anos atrás

A questão é legalizar armas em um país onde o nível educacional é alto é ótimo, porém será que em um país de nível educacional baixo é a solução ?

André Rezende Azevedo
8 anos atrás

Não.. o que ele disse é bem diferente disso.

Respondendo sua pergunta, o artigo é bem enfático em afirmar que armas não são solução para nada. Armas são um instrumento que cada um deve ter o direito de portar para se defender. E como consequência disso (e não causa), a tendência é que os assassinatos diminuam, como mostram muitas estatísticas recentes.

André Rezende Azevedo
8 anos atrás

Como comentado acima, armas são direito, e não solução para nada. Como consequência, elas diminuem a taxa de assassinatos pelos argumentos expostos no artigo.

Anônimo
Anônimo
8 anos atrás

A lei do Desarmamento (vigente) seria ótima se o Código Penal fosse revisto, no sentido de Punir e não "Reeducar" o Infrator. Acontece que hoje a impunidade impera com as leis ultrapassadas que temos, e população honesta está desarmada, favorecendo de forma desleal o Bandido.

Faço uma pergunta simples para os que defendem a lei do Desarmamento da população honesta: "Se você fosse um assaltante profissional, que assalta todos os dias, você gostaria de enfrentar uma população armada ou desarmada ?"

Ken – SP

André Rezende Azevedo
8 anos atrás

É uma pertinente pergunta Ken! Na minha visão, os bandidos pensariam muitas vezes. Veja o caso dos assassinatos nas escolas dos EUA, que os defensores do estatuto usam para defender a abolição das armas: se os seguranças da instituição portassem armas, será que esses assassinos iriam fazer o que fazem para serem mortos?

Mas independentemente do Código Civil – que eu acho, sim, que deve ser revisto, o direito do porte de armas deveria existir. Por que é, basicamente, um direito.

matheus
8 anos atrás

Adorei seu texto,quanta riqueza de argumentos,como posso conseguir escrever bem assim?

34
0
Por que não deixar seu comentário?x