Alocação de Ativos: o melhor método para gerenciar seu dinheiro

Alocação de Ativos: porque a alocação de ativos é o melhor método de investimento para gerenciar e crescer organicamente seu dinheiro com segurança, preservando seu patrimônio.Alocação de Ativos é a melhor forma para fazer seus investimentos crescerem de forma orgânica e com segurança.



Quando questionado por amigos sobre a melhor alternativa para investir seu dinheiro, primeiro pergunto algo que considero fundamental: “Você tem um fluxo de caixa positivo regular?”. Ou, sobra dinheiro em seu orçamento de forma estável? Se você ainda não tem um orçamento, volte duas casas e faça um, pois ele é fundamental para termos segurança em investir, posteriormente, as sobras. Conhecendo sua estrutura de receitas e despesas, fica mais fácil a definição do seu potencial para investimento. Assim, se você tem um orçamento mas ainda não atingiu um fluxo positivo com regularidade, esse é o seu próximo passo.

Porém, se você já preenche ambas condições, e a se a intenção desse excedente é o investimento (e não o consumo imediato de bens e serviços), aí estamos na mesma casa do tabuleiro e podemos partir para a discussão. O ponto principal é que não existe uma resposta direta de ONDE investir seu dinheiro. Depende de momentos da conjuntura, dos riscos envolvidos, do montante a ser aplicado… enfim… eu prefiro responder a seguinte pergunta: “Qual é o melhor MÉTODO para investir o seu dinheiro?”.

Nesse ponto, por experiência própria, fico à vontade para recomendar a Alocação de Ativos. Um método seguro, onde você não criará fortunas de um dia para o outro e nem renderá assuntos aos amigos em rodas de bar, mas, como numa Viagem Lenta, fará com que seu patrimônio seja preservado e cresça organicamente. Nele, você usa a razão para investir bem, deixando a emoção para as melhores coisas da vida e não para decidir o destino do seu dinheiro e de sua futura liberdade. Para comentar sobre alocação de ativos aqui nesse blog eu não vou inventar a roda, uma vez que já existem dezenas de ótimos sites por aí.

Há uns cinco anos atrás, fiz uma apresentação no PowerPoint para alguns amigos que me pediram para conhecer melhor o tema. Há uns dois anos, converti essa apresentação para o Prezi. Não está tão bem formatada, mas está simples e clara. Aprofundo um pouco mais ao final mas está simples para conhecer o cerne do assunto. Agora se o seu interesse for além e desejar aprender mais, existe uma série de excelentes artigos do meu amigo Jonas, publicados no site “O Ponto Base”:

No mesmo site, há mais artigos sobre o assunto. Vale o aprofundamento, uma vez que isso resultará na priorização de sua liberdade futura! Com independência financeira, o céu é o limite de seus sonhos!


Comentários

  1. Como posso ter acesso aos artigos do "O Ponto Base"? Parece que estão fora do ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é colega. Chequei agora e retiraram do ar. Vou tentar entrar em contato com o autor para descobrir algo. Mas adainto que ele estava para iniciar um novo empreendimento. Abraço!

      Excluir
    2. Amigo, os artigos do "O Ponto Base" estão no ar novamente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Liberdade e poder: os direitos naturais de John Locke revisitados (1)

Porque abri uma conta no banco Inter e deixei de usar o Bradesco

"Dieta" paleo, low carb e jejum intermitente: minhas experiências