Quatro formas de gastar (e investir) dinheiro – Milton Friedman


As quatro formas de gastar dinheiro, propostas pelo prêmio Nobel de economia Milton Friedman, mostram o quanto o uso e redistribuição de recursos pelo Estado é ineficaz e ineficiente.
Sua ideia também pode ser pensada financeiramente, ensinando-nos algo sobre investimentos: as características – e os riscos, nas quatro formas de investir dinheiro.
Vejamos então ambos os conceitos, pelas lentes de um dos maiores expoentes liberais da Escola de Chicago.


As quatro formas de gastar dinheiro, pelo Nobel Milton Friedman, mostram a ineficácia do Estado no uso do dinheiro. Como a evitamos nos investimentos?

Toda ação, seja individual ou política, é gerada por alguma motivação. Seu incentivo pode possuir diversas causas, mas quando falamos de dinheiro, seja no uso do bem público ou de nossos investimentos, é natural que avaliemos o custo e o benefício dessa ação em nossas vidas.

Milton Friedman, professor de economia da Escola de Chicago, um dos maiores pensadores do liberalismo e prêmio Nobel de Economia de 1976 devido suas realizações na análise do consumo, história e teoria monetária, caracterizou as formas de gastar dinheiro sob quatro aspectos. E como o custo e o benefício desse uso alteram-se conforme as variáveis são modificadas.

Quais são as 4 formas de gastar dinheiro, segundo Milton Friedman

Segundo o economista, o cuidado aos recursos está diretamente ligado à sua origem de propriedade, enquanto a consequência de seu uso, encontra-se vinculada às suas motivações. Seus ensinamentos podem ser assimilados ao nosso próprio dia a dia, mas é especialmente importante quando vinculamos essas ideias ao uso dos recursos estatais. Vamos a elas:

1) Gastar nosso dinheiro quando a despesa é direcionada a nós mesmos

Nesse caso, possuímos um incentivo para procurar algo de qualidade, porém avaliamos em como gastar o dinheiro de forma eficiente, ou seja, ponderamos o custo da operação. É o modo natural de as empresas do setor privado usarem seus recursos e direcionarem suas operações buscando o lucro. Teoricamente, uma autêntica busca do custo-benefício.

2) Gastar nosso dinheiro com outra pessoa

Um exemplo simples é quando você compra algo para alguém. Nesse caso, certamente nos preocupamos com a quantidade de dinheiro que gastamos, mas se não temos uma ligação emocional com o beneficiado, estamos, inconscientemente, menos interessados na qualidade do produto. Algo discutível em relacionamentos próximos, mas verdadeiro em sentido amplo. Priorizamos o custo em detrimento ao benefício.

3) Gastar o dinheiro de outra pessoa consigo mesmo

Imagine a situação quando almoçamos à custa de nosso empregador ou quando agentes públicos usam o montante da corrupção para comprar seus automóveis e suas mansões. Nesse caso, teremos pouco incentivo para sermos frugais, mas não poupamos esforços para escolher os produtos de melhor qualidade. Portanto, altos benefícios e altos custos.

4) Gastar o dinheiro de alguém com outras pessoas

Nesse caso, não temos motivos para se importar nem com a qualidade, nem com o custo. Esta é a maneira como o governo gasta o dinheiro dos impostos recolhidos de nossos bolsos, devolvendo uma pequena porção, para a sociedade. O caso inverso na escolha de um bom custo-benefício. Excesso do primeiro e restrição do segundo. Se preferir, veja um curto vídeo com outros exemplos para fixar o assunto.

A lógica perversa de quem defende mais dinheiro ao Estado

Esses conceitos são perfeitos para entendermos como é perversa a utilização dos recursos da população pelo governo. A vida lá fora, para quem não fecha os olhos para a realidade, corrobora a simples teoria. Mas mesmo com a estrutura pública caduca e os altos impostos em nosso país, ainda há pessoas que, com sua ideologia socialista, continuam a defender mais fundos ao Estado.

Quatro formas de gastar (e investir) dinheiro - Milton Friedman 1

Não deixa de ser uma lógica sombria, uma vez que isso interessa apenas à minoria burocrata que mantém a sociedade sob uma constante dependência estatal, eternizando a permanência desses senhores do poder.

Se os leitores estiverem interessados por outras ideias de Milton Friedman, sua influência para os liberais e como tornar o capitalismo mais eficaz, vejam o documentário com vídeos apresentados por ele mesmo na série “Livre para escolher”. As ideias dessa produção também podem ser lidas no livro de mesmo nome, que pode ser acessado pela capa ao lado.

Outra obra muito interessante é Capitalismo e Liberdade, onde o economista afirma que a liberdade econômica é essencial para a obtenção da liberdade política.

Quais são as 4 formas de investir dinheiro e seus cuidados

Vamos, agora, procurar relacionar as ideias de Friedman para a realidade dos (futuros, inclusive) investidores. Quais são os cuidados que devemos ter quando analisamos os interesses, as causas e as consequências desses arranjos?

1) Investir o dinheiro consigo mesmo

Parece claro que, mesmo com possíveis erros, procuramos aqui o menor custo com o maior benefício, sempre atentando para a tríade dos investimentos: rentabilidade, segurança e liquidez.

Esse arranjo tende a ser o mais eficiente, e não é à toa que precisamos usar parte do nosso tempo em adquirir conhecimento. Ampliar nossa sabedoria na área é fundamental para nos tornar protagonistas e responsáveis pela nossa independência financeira, pois apenas seu uso é capaz de garantir o que é melhor para a nossa vida.

2) Investir o nosso dinheiro para outra pessoa

Essa situação é comum para muitos pais que desejam fazer uma poupança para seus filhos no futuro. Longe de duvidar da intenção dos pais, parece-me claro a perda de efetividade neste ato. Conflitos entre o investimento futuro e as demandas dos filhos no presente podem prejudicar o aporte a longo prazo.

Remessa Online - cupom de 15% de desconto
Acesse por esse link rastreável: agora é tudo automático na sua tela.

O cuidado na escolha dos ativos pelos pais pode evidenciar visões muito conservadoras quando não necessárias. O objetivo maior se perde de considerarmos que, qualquer montante acumulado no futuro já pode ser considerado uma “missão cumprida”.

3) Investir o dinheiro dos outros para nós próprios

Aqui reside um dos maiores riscos do investidor. Basicamente, estamos falando em contrair dívidas para investir, prevendo que os ganhos dos investimentos serão maiores do que os juros a serem pagos na dívida.

Isso é frequente com empresários, em operações do mercado como CRIs ou aluguel e lançamentos de opções de ações, mas, infelizmente, também pode estar presente no dia a dia do investidor comum: já vi pessoas fazendo dívidas para investir “naquela” dica quente de seus gurus. Muito cuidado nessa hora.

4) Investir o dinheiro dos outros para outras pessoas

Aqui precisamos ter ainda mais cuidado, pois adentramos na seara das pirâmides financeiras. Diferentemente dos fundos comuns, onde o gestor investe o dinheiro de todos para todos, na pirâmide o “gestor” investe o dinheiro dos investidores mais novatos para os mais antigos.

Há uma arbitrariedade sem seu sistema de funcionamento, gerando condições críticas onde poucos acabam sendo privilegiados e muitos, quebrados.

Percebam que essa última condição se assemelha muito à última regra de gastos de dinheiro formulada por Milton Friedman que vimos anteriormente. Ou seja, é uma perfeita semelhança com o Estado, que promove, por incrível que possa parecer aos mais incautos, mais desigualdade do que igualdade. Tanto financeiramente, como culturalmente.

Comentários divergentes, convergentes ou de exemplos que poderiam ilustrar melhor os pensamentos, serão muito bem-vindos.

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

4.5 8 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Simplicidade e Harmonia
2 anos atrás

André,

Nesse caso, não temos motivos para se importar nem com a qualidade, nem com o custo.”
Infelizmente o Brasil é um grande exemplo de como gastar muito e entregar pouco. E como é uma questão cultural, acho que isso ainda vai demorar muito para melhorar.

E enquanto isso, o abismo financeiro e cultural torna-se cada vez maior – talvez propositalmente maior.

Além do “Risco-Brasil” e do “Custo-Brasil”, agora temos também o “Cansaço-Brasil” como você citou no outro post.

Fico pensando: até quando o Brasil será um país em eterno desenvolvimento?

Abraços,

2
0
Por que não deixar seu comentário?x