Textual description of firstImageUrl

Por que viajar?

Impressões do meu grande amigo e xará sobre o prazer de viajar, sobre a necessidade de banir (eventualmente ou definitivamente) os padrões de nossa consciência.(texto enviado pelo meu grande amigo André Luís Martins Pinto)

Porque viajar pode mudar sua vida!



A ideia de viagem pode estar profundamente ligada às experiências humanas de fuga e exílio. Mais além disso - como na história cristã, em que o jovem Jesus vai para o deserto aos 12 anos e "reaparece" já na fase adulta, como o"Walkabout" - a tradição das tribos aborígenes australianas onde os jovens de 16 anos devem sobreviver por 6 meses na solidão do deserto para voltar para a tribo como "homem", a viagem de Dante na Divina Comédia, Homero na Odisseia, os Lusíadas e etc... - pode remeter este encontro com o desconhecido um ritual de passagem, um momento de crescimento espiritual e de renovação.

Eu me lembro que antes de começar a viajar como "viajante", não como "turista"*, um dia na empresa em que eu trabalhava, um funcionário me contava como sua viagem para o deserto do Atacama tinha sido maravilhosa. Ele comentou algo que me fez pensar muito a respeito mesmo anos depois: “Eu não passo um dia de minha vida sem que pelo menos por alguns segundos eu não me lembre daquela viagem”.