Investimentos: uma viagem lenta à liberdade e independência financeira?


Você conhece os dois conceitos de tempo dos antigos gregos, kronos e kairós?

Veja como eles podem ajudar nossa viagem lenta com destino à liberdade e independência financeira!


Um dos textos que mais me trouxe reflexões sobre a importância do tempo na jornada para a independência financeira veio de uma comunidade no Orkut, chamada “O Investidor Agressivo”.

Postado pelo forista Allan Arantes, mas com referências atuais de outra autoria em uma busca no Google, é uma excelente referência para quem ainda está assimilando o conceito de que é plenamente possível “aposentar-se” cedo, direcionando as atividades de sua vida para o que realmente deseja.

Após um breve comentário, avalie-o por si mesmo e perceba o quanto ele pode adicionar à sua vida.

O tempo Kronos e Kairos e sua influência nos investimentos e sua vida
Você dá mais valor ao kronos ou ao kairós? – Pintura de Monet

A viagem lenta para a independência e liberdade financeira

O conteúdo das palavras abaixo convida à reflexão, e acredito que será muito útil aos leitores, assim como foi para mim para nortear alguns fundamentos da minha vida. Ele possui uma relação íntima com as premissas desse blog, ou seja, a busca de maior independência e liberdade financeiras, além da liberdade intelectual. Ambas são essenciais para criar as condições e tornar possível a edificação da responsabilidade com ênfase em nossa ação humana individual.

Investir também faz parte dessa viagem. Preferencialmente lenta, uma vez que as coisas que vem rapidamente, são muitas vezes efêmeras. Quando escolhemos essa alternativa para a realização de nossos sonhos, estamos utilizando de certa forma a pedagogia dos caracóis, explicada em um livro de Rubem Alves que li há anos.

Um resumo de seus ensinamentos pode ser visto nesse artigo do Sequoia Investments. Sua fundamentação principal é que o aprendizado durante a travessia vale muito mais do a chegada rápida a um suposto objetivo, que pode esfacelar-se sem a solidez dos ensinamentos adquiridos na jornada.

Isso possui uma relação íntima com o tempo, concordam? Ele é essencial para investirmos com método em uma carteira de investimentos e termos sucesso em sua rentabilização. E o resultado é mais liberdade para você empreender todas as demais viagens que você desejar na vida. Um meio para todos os demais fins que imaginar!

Diferença dos conceitos de tempo kronos e kairós

Tempo é uma palavra que aparecerá muito no texto abaixo. E aqui vai o meu pitaco para refletirmos um pouco sobre ele. Os gregos foram mestres em nos dar significados diferentes para as mesmas palavras, exercitando e ampliando nossas possibilidades de compreensão.

  • Kronos

    O tempo kronos significa o tempo decorrido, que se estende, ou em outras palavras, o tempo cronológico. É esse significado que está mais em contato conosco no dia a dia.
    O kronos é necessário para o seu planejamento, para otimizar suas conquistas, como nas decisões financeiras que farão parte de sua jornada, como a necessidade da poupança e do melhor método para iniciar e gerenciar sua carteira de investimentos (recomendo a leitura desse texto: “A Alocação de Ativos ao alcance de todos“). 
  • Kairós

    O tempo kairós é o tempo oportuno, o seu momento, onde algo especial para você acontece.O kairós é o momento em que você desfruta essas conquistas, sejam ações propriamente ditas ou somente a paz interna ou incrementos de sabedoria. Ambos os significados coexistem e vivê-los com equilíbrio e propósitos justos torna a vida mais satisfatória, sem dar importância aos excessos e às vergonhas que a sociedade nos impõe.

Convido os leitores realizarem a distinção dessas duas formas de “entender” o tempo na leitura do texto abaixo. Mexe muito com a gente e nos convida a pensar se realmente estamos fazendo o esforço necessário para chegarmos à nossa independência financeira.

Tempo e Dinheiro

Mas o que é trabalhar?

Todas as pessoas nascem com um bem muito valioso que se chama TEMPO.
Trabalhar é trocar seu TEMPO por algo que lhe interesse.

Se você ganha o que lhe é de interesse sem gastar tempo para conseguir isso, você por definição não teve TRABALHO para consegui-lo.

Num TRABALHO, uma pessoa pode converter seu TEMPO em VALOR das mais diversas formas, mas sempre despendendo ESFORÇO, seja ele prazeroso ou não.

Se este ESFORÇO for prazeroso, dizemos que esta pessoa é feliz no trabalho e tendemos muitas vezes a dizer que “o trabalho é também um hobby”, fazendo menção a uma atividade prazerosa que, em tese, a pessoa faria por PRAZER, mesmo que este TRABALHO não se convertesse em VALOR.

Se este ESFORÇO não for prazeroso, dizemos usualmente que “esta pessoa trabalha” e se encaixa em uns 75% da população ativa.

As pessoas querem uma grande diversidade de coisas. Querem comida, querem roupas, querem carros. O VALOR de cada uma dessas coisas pode ser calculado levando-se em conta diversos parâmetros (tempo necessário à obtenção, demanda existente, oferta existente, riscos envolvidos e outra infinidade de fatores).

A unidade de VALOR chama-se DINHEIRO e serve unicamente para servir de protocolo de ESCAMBO entre o TEMPO e um BEM (Seria algo como lavar pratos pra pagar o restaurante…) ou entre um BEM e outro BEM (Seria como deixar seu aparelho celular pra pagar a comida e o tempo de trabalho dos funcionários ).

Então podemos dizer que:

TEMPO + ESFORÇO = VALOR = DINHEIRO

Por último:

Se você é OBRIGADO a gastar seu TEMPO em um ESFORÇO que lhe renderá um VALOR, você é um ESCRAVO. Há escravos pobres e ricos.

Se você é OBRIGADO a gastar seu TEMPO em um ESFORÇO PRAZEROSO que lhe renderá um VALOR, você é um ESCRAVO FELIZ. Menos mal.

Se você NÃO É OBRIGADO a gastar seu TEMPO para convertê-lo em um VALOR, você é LIVRE.

O único objetivo da vida é este: ser livre. Ser livre significa poder fazer o que quiser, onde, como, quando e com quem. Só isso.

O dinheiro não é, portanto, um fim. É um meio.

Para que isto seja possível, é necessário que meu TEMPO não seja necessário na geração de VALOR.

Para isto, o Investimento é o método. O Investimento é o ÚNICO método que gera valor por si próprio, sem que seja necessária a participação do MEU TEMPO congênito, vitalício, precioso e limitado.

Concluímos então que QUEM OPTA POR NÃO INVESTIR NUNCA SERÁ LIVRE.
Apesar de ter concluído que TEMPO=DINHEIRO, gosto de pensar ao contrário. Gosto de dizer que DINHEIRO=TEMPO.

Isto porque “TEMPO=DINHEIRO” coloca o dinheiro como um fim, enquanto que “DINHEIRO=TEMPO” coloca a vida como um fim.

Concluímos então que o Investimento é a ÚNICA maneira de COMPRAR TEMPO. É uma viagem.

Comprando tempo você concentra a vida, vive com mais intensidade, e alcança a oportunidade de realizar os feitos latentes no seu coração.”

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

4.9 7 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Joao Paulo
Joao Paulo
4 anos atrás

Mira na Independencia
Mentoria completa, do básico ao avançado. Distribuída em 10 módulos, para que qualquer pessoa esteja altamente capacitada a atingir sua independência financeira.

Click no link:

Tiago
Tiago
4 anos atrás

Pra quem está em busca da independência financeira indico essa mentoria, os resultados realmente são alcançados

Jorge Foreign
Jorge Foreign
4 anos atrás

Ótimo artigo!
Gostaria de aprender as técnicas dos melhores bolos caseiros para vender e conquistar a sua independencia financeira?

Priscilla Leme
Priscilla Leme
11 anos atrás

Andrezito, amei o texto. E é verdade: deveriamos fazer acontecer desta forma: DINHEIRO=TEMPO. Ando acompanhando o blog e gostando muito!Posso sugerir um tema? Assim como eu, acredito que milhares de outras pessoas queiram saber por onde começar a planejar uma viagem como essas: incluindo desde as buscas por onde visitar/conhecer | se existe alguma agencia ou se a pessoa vai por conta própria com um grupo determinado. Qto tempo de duração deste tipo de viagem. Custo de uma viagem dessas e etc… Seria de extremo valor eu mesma iria pirar e quem sabe começar a pensar em programar uma dessas… Leia mais »

André Rezende Azevedo
11 anos atrás

Obrigado Pri!

Tema anotado! Estou com várias ideia mas está me faltando tempo hehe. Como a minha viagem é totalmente fora de qualquer tipo de pacote turístico, eu preciso pesquisar muita coisa na net, correr atrás de passagens, hotéis, etc… E além disso, continuo "trabalhando" on-line. E claro, também estou curtindo a viagem… Preciso de um dia de 40 horas haha

Bjus e obrigado por acompanhar e pelos elogios!!!

Richard
10 anos atrás

Olá cara, antes de mais nada queria parabenizar você por seu blog. Achei muito legal inclusive na parte de investimento, na qual voce repassa um texto sobre tempo=dinheiro.Com base em tudo que aprendi, como Robert Kyosaki, Donald Trump, etc, isso realmente reflete a vida e o trabalho numa maneira resumida. Só achei a afirmação"Investimento é a ÚNICA maneira de COMPRAR TEMPO" um pouco generalista. Por exemplo um empreendedor, dono de uma empresa grande por exemplo, pode nunca ter investido e alguém que investe em renda fixa continuar trabalhando o resto da vida. Não estou quereno dizer que seja errada mas,… Leia mais »

André Rezende Azevedo
10 anos atrás

Oi Richard! Obrigado pelo comentário. Concordo parcialmente contigo, porque, apesar de você ter razão, acredito que temos que interpretar o texto com um olhar um pouco diferente, como uma decisão de viver 100% o presente sem pensar no futuro ou andar pelo caminho do meio, onde conseguimos viver de forma satisfatória sem abdicar de nossa liberdade no futuro. Tanto o empresário quanto a pessoa que investe em renda fixa, enfrenta situações desse tipo em sua vida. O empresário pode trabalhar como um alucinado, investir todo o seu lucro de forma errada na empresa e alguns anos depois, quebrar a cara… Leia mais »

Richard
10 anos atrás

Olá André, obrigado pela resposta Vi sua resposta e estou de acordo em 100%, mas acredito que eu não tenha conseguido me expressar corretamente. Pelo menos a resposta não aparenta estar relacionado com o que comentei No caso vi no texto que o paralelo de conversão do tempo, que possui valor, para dinheiro implica utilização do mesmo para ter a liberdade, que já possuímos inicialmente.Logo o meio, dinheiro, para essa conversão poderia ser retirado.O único problema da sociedade é o fato do capitalismo, no qual estamos acostumados a comprar coisas, seja material ou não, e não conseguiríamos obtê-los sem dinheiro.… Leia mais »

André Rezende Azevedo
10 anos atrás

Oi Richard! Desculpe o mal entendimento. Mas confesso que estou em dúvida em alguns pontos ainda, mas vamos lá: O seu comentário final sobre a alavancagem, eu entendi, mas penso um pouco diferente. Eu acho que usá-la pode lhe dar riqueza rápida, mas também leva à ruína rapidamente. Eu uso como método a Alocação de Ativos, cujo resumo você pode checar no post que fiz final da semana passada. Leva mais tempo? Sim, leva. Mas considere sua expectativa de vida atual. Eu, por exemplo, trabalhei menos de 15 anos como empregado em empresas e espero viver uns 80 anos. Essa… Leia mais »

Richard
10 anos atrás

Opa AndréQuanto mais informações e conhecimentos na melhor. Das formas de "conversão" de tempo a focada em conhecimento para mim é a melhor. O tempo é muito importante pois é um ativo que não se consegue obter novamente depois de utilizado. Já o conhecimento é tão importante porque não é possível perder o conhecimento obtido. O tempo se divide com alguém e conhecimento se multiplica.Adoraria indicações de livros por pessoas que conhecem a área, suas no caso Realmente, a alavancagem no lado de investimentos tem os dois lados, mas sabemos que a palavra risco está sempre relacionada com o conhecimento.… Leia mais »

André Rezende Azevedo
10 anos atrás

Sim, essa é a ideia, Richard. Cada pessoa converte o tempo da forma que achar melhor. Porém, para isso, você precisa ter esse tempo disponível para poder fazer fazer essas opções. Eu também uso muito do meu tempo livre em aquisição de conhecimentos. Os tipos de livros que deseja são sobre planejamento financeiro mesmo ou algo mais específico? Na minha opinião, o risco embute algo mais que conhecimento. O mercado financeiro exige também muito sangue frio, paciência, serenidade e informações privilegiadas. Por isso que não é tão fácil fazer dinheiro em alavancagem. Generalizando, a ruína é sempre mais provável. Cuidado… Leia mais »

11
0
Por que não deixar seu comentário?x