Kidle 100off

Dia 8 da viagem: Sounio Cape, litoral grego do Mar Egeu

Viagem a Sounio Cape, litoral grego do Mar Egeu - Templo de Poseidon
Templo de Poiseidon, em Sounio Cape

Sounio Cape, uma pérola defronte ao mar Egeu que abriga o templo de Poisedon.


Essa segunda-feira, após as extensas caminhadas em Atenas, foi um pouco mais tranquila, com vários momentos de parada e contemplação.

Sounio fica no extremo sul da Ática, a 67 km de Atenas. Os ônibus para chegar ao local saem da esquina da Avenida Alexandras com a Avenida 28 de outubro, em frente à entrada do Parque Areos, e a passagem custa 6,30 euros, caro pela distância percorrida. Procure os ônibus de cor laranja. Existem duas rotas e a mais bela vista é feita pela rota costeira, cujo ponto final é na colina do Templo de Poisedon. A outra rota segue outro caminho e termina na cidade de Lavrio. Cada uma delas parte de duas em duas horas. Após o café da manhã, acelerei o passo para embarcar no horário do ônibus das 08:30hs.

Viagem a Sounio Cape, litoral grego do Mar Egeu
Estrada deslumbrante de Atenas para Sounio Cape
O percurso do ônibus é um show à parte, com a estrada cortando as encostas dos montes à nossa esquerda e margeando o lindo litoral de águas azuis do Mar Egeu. A estratégia é ficar logo na primeira fila à direita (assentos marcados na Grécia só existem nas passagens), para aproveitar melhor a viagem visual. No lado oposto, ainda próximo a Atenas, sua atenção é voltada aos belos apartamentos em frente ao mar, revelando o estilo veraneio do local. A única parte desagradável da viagem foi o humor e algumas atitudes do motorista com as pessoas. Chegou ao ponto de gritar de forma expressiva com uma moça que ameaçou embarcar com uma mala um pouco maior e, levantando-se de seu assento, fez ela voltar e colocar no bagageiro, apesar de o ônibus estar vazio. O interessante é que ele se benzia a cada igreja que passava, o que deixa claro como a devoção a alguma religião não expressa e influencia o caráter e a ética das pessoas.

Viagem a Sounio Cape, litoral grego do Mar Egeu - Templo de Poisedon
Sounio Cape e o templo de Poisedon ao fundo
O ponto final do ônibus é o cabo de Sounio, uma pequena faixa de terra que avança para o mar e onde está localizado o Templo de Poisedon. Uma espanhola que conheci disse que foi lá que foi filmada a cena onde Brad Pitt ensinava a arte da luta ao seu irmão no filme ‘Troia”, mas não encontrei referências para afirmar isso. O fato é que o templo, para quem já viu maiores e mais bem conservados, impressiona muito mais pela sua localização, no alto da maior elevação do cabo. Tanto a vista de quem, do templo, observa o mar é fantástica como a vista oposta também deve ser fenomenal. A adoração a Poseidon ocorria tanto da terra quanto do mar.

Uma exploração da área fazia necessidade. Dependendo de seu ânimo, você pode gastar algumas horas nisso. Cuidado é fundamental, pois sem avisos e sem nenhuma proteção, altas escarpas aparecem em sua frente. De frente para o mar, caminhando à esquerda pela vegetação baixa (não há trilhas), a cerca de 500m existe um local com possibilidade de descida e quase acessabilidade para chegar perto da água. Mas o trecho final parecia perigoso para se aventurar, sozinho e com todos os penduricalhos. Mas deu vontade. Contornando o cabo pelo leste, entretanto, encontrei um local com uma prainha para poder molhar os pés no mar Egeu, apesar da água e brisa gelada e dos 15ºC de temperatura.

Viagem a Sounio Cape, litoral grego do Mar Egeu
Caminhada recompensada pelo Mar Egeu
A ideia original de alugar uma bike e explorar a região não funcionou para esse roteiro, pois o local do templo não se situa em uma cidade. É um local isolado. Se eu fosse novamente, e fica de sugestão para alguém que se aventurar, pararia na cidade  imediatamente anterior (Anavissos – uns 10km do local) e tentaria alugar uma e ir pedalando. Existem vilas mais próximas, mas duvido que exista esse serviço. Se pegar o ônibus que faz a outra rota, a não costeira, ele pára na cidade posterior, Lavrio, onde o aluguel também pode ser feito. Só que, nesse caso, perderia a vista da estrada. Quem se aventurar nessa, me conte depois :-).

Voltei no fim da tarde a Atenas e fui no dia seguinte a Nafplio.

Veja as melhores fotos da Grécia no álbum do Pinterest.

Próximo post: Nafplio e Epidavrus.

Comentários

  1. Oi André!

    As fotos estao ótimas!!! Vc nao pegou nenhum dia de chuva mesmo sendo inverno!?
    Pergunto por que pretendo viajar a grecia entre os dias 29/12/13 a 12/01/14.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peguei só em Rhodes! MAs foi antes desse período que vc vai viajar. No dia 25 eu já estava na Turquia! :)

      Excluir

Postar um comentário

kindle

Leia também:

O adeus ao cartão Infinite, às "milhas aéreas" e a opção ao Nubank

Liberdade e poder: os direitos naturais de John Locke revisitados

Porque abri uma conta no banco Inter e deixei de usar o Bradesco